terça-feira, 22 de Janeiro de 2013

Manuel Alegre em antologia com Bob Dylan e John Lennon


Manuel Alegre é o único autor português presente na antologia italiana Canto Por Um Mundo Livre, recentemente publicada pela editora Diagosfera ETS e que reúne o génio de poetas, compositores e activistas políticos um pouco por todo o mundo, entre os quais Chico Buarque (Brasil), Bob Dylan (EUA), John Lennon (Inglaterra), Leonard Cohen (Canadá), Derek Walcott (Caraíbas), Mzwakhe Mbuli (África do Sul), Bobby Sands (Irlanda) e Alekos Panagulis (Grécia).

A antologia, organizada por Marco Fazzani, interroga-se sobre a fronteira entre a poesia e o texto de canções provenientes de diferentes contextos poéticos e musicais, e também sobre a possibilidade de «traduzir uma mensagem de paz fazendo-a atravessar fronteiras geográficas e nacionalidades». Os poemas e canções escolhidos pretendem ilustrar «a força poética e musical de um compromisso corajoso, louvável e necessário com a liberdade dos povos e das nações».

O livro, com edição dos textos na língua original e respectiva tradução para italiano, é acompanhado de um CD que completa, com novas interpretações e arranjos de grandes intérpretes italianos e estrangeiros, «um percurso de coragem e de luta por um mundo mais belo e mais justo».

Vários estudiosos dos autores representados enriquecem esta antologia com ensaios que, no caso de Manuel Alegre, são da autoria de Sandra Bagno, profunda conhecedora da obra e biografia do poeta português. De referir que É Só Um Sonho, o novo romance do autor português, será publicado em Abril pela Dom Quixote.


0 comentários:

Enviar um comentário