sexta-feira, 25 de Janeiro de 2013

China censura Cloud Atlas


«Cenas amorosas hetero e homossexuais foram cortadas do filme Cloud Atlas para poder ser passado nos cinemas chineses. No total, são cerca de 40 minutos de película que não vão ser vistos. A discussão sobre a censura no cinema na China está ao rubro nas redes sociais.

Hugo Weaving, protagonista do filme, esteve presente numa cerimónia de tapete vermelho em Pequim na terça-feira que marcou a estreia do filme de Hollywood no país. Contudo, a película só nesta quinta-feira é que chega aos cinemas e numa versão de 134 minutos, em vez da original de 172, depois de os parceiros chineses da produtora americana terem eliminado as cenas amorosas.

"A versão completa pode ser descarregada online…. Por isso, de certeza que muitas pessoas vão preferir o download do que ir ao cinema", disse à AP um cinéfilo de 27 anos, que vive em Xangai.

Os cidadãos chineses têm vindo a ser cada mais reivindicativos sobre questões de liberdade de expressão, especialmente nas redes sociais, e a censura no cinema é uma das mais controversas. Os cortes "estranhos" feitos pelos censores ao filme de James Bond, Skyfall, estreado na segunda-feira na China, fez disparar a discussão sobre o sistema censório da sétima arte, com figuras de grande relevo intelectual do país a deixar declarações de forte crítica nas suas contas de Twitter e outras redes sociais.»

Via Sol.

0 comentários:

Enviar um comentário