«Um juiz da cidade de Macaé, no Brasil, determinou que os livros da trilogia As Cinquenta Sombras de Grey, da escritora britânica E.L. James, devem ser retirados das livrarias. Para a 2.ª Vara de Família, da Infância, da Juventude e do Idoso, estas e outras publicações são consideradas impróprias e não devem ser expostas.
Segundo o site brasileiro Correio 24h, a decisão, tomada na última sexta-feira, também é válida para outos livros.
De acordo com o G1, foram recolhidos 64 volumes em duas livrarias da cidade brasileira, sendo que 11 da trilogia - cuja edição brasileira tem o título Cinquenta Tons de Cinza - e outros de 19 obras diferentes.
O juiz Raphael Baddini explicou que a decisão foi tomada porque muitas crianças ficavam junto às vitrinas onde os livros estavam expostos. "Uma criança ou um adolescente pode pegar num dos livros e ter acesso a um conteúdo inapropriado para sua idade. Eles precisam de ser protegidos", disse.
A decisão baseia-se no artigo nº 78 do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Brasil, que diz que "revistas e publicações que contêm material impróprio ou inadequado para crianças e adolescentes deverão ser comercializadas em embalagem selada, com aviso prévio do seu conteúdo".»
Via Correio da Manhã.
0 comentários:
Enviar um comentário