quinta-feira, 3 de Janeiro de 2013

As piores passwords de 2012


«Embora o mundo da tecnologia esteja em perpétua mudança, uma coisa continua a mesma: muita gente ainda usa senhas horríveis. A Splashdata, empresa que desenvolve software de segurança, divulgou recentemente a sua lista anual com as 25 senhas mais comuns usadas em sites e serviços na Internet.

Segue a lista:

password
123456
12345678
abc123
qwerty
monkey
letmein
dragon
111111
baseball
iloveyou
trustno1
1234567
sunshine
master
123123
welcome
shadow
ashley
football
jesus
michael
ninja
mustang
password1

Estas senhas foram obtidas analisando listas publicadas por hackers na Internet. A Splashdata lembra que em 2012 houve uma série de falhas de segurança que vitimaram grandes empresas como a eHarmony, Last.fm, LinkedIn e Yahoo. Segundo a empresa, as suas listas são lançadas para chamar a atenção para o problema das más passwords.

Novamente password, 123456 e 12345678 são as senhas mais populares, em ordem. Além de senhas que provocam vergonha alheia como abc123 e qwerty, a lista deste ano traz de volta itens bizarros do ano passado como monkey, baseball e shadow. E alguns dos novos itens, como jesus, ninja e mustang são igualmente inexplicáveis.

Talvez seja encorajador notar que "password1" entrou na lista (na 25ª posição) neste ano, e isso talvez seja um sinal de que as pessoas estejam a apender que uma combinação de letras e números é o segredo para uma senha forte. Agora, só precisam de aprender a não escolher as opções mais óbvias de cada lado.

Uma senha forte contém todos os tipos de letras, números e símbolos. Use frases simples, separadas por um traço inferior (_ ou "underscore"), se estiver preocupado em não conseguir memorizar uma sequência longa. Novamente, tente não reutilizar a sua senha, especialmente as que protegem contas sensíveis como a do banco ou e-mail.

E se tudo isso parece trabalhoso demais, pode sempre pedir ajuda a softwares e serviços como o LastPass, KeePass e Norton Identity Safe, entre outros. Também pode configurar a autenticação em dois passos em serviços como o Facebook ou o Google. Como alguns sites permitem que use a sua conta do Facebook ou Google para se logar, reforçar a segurança neles irá ter efeitos mais amplos.»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário