quinta-feira, 8 de Novembro de 2012

Putin, Mickey, Yoda e Chuck Norris votados para presidência


«Barack Obama venceu Mitt Romney nas eleições presidenciais norte-americanas e continuará mais quatro anos na Casa Branca. No entanto, alguns eleitores foram mais imaginativos e recorreram à possibilidade de escrever o nome de candidatos alternativos nos boletins de votos para demonstrar apoio a actores, músicos, políticos estrangeiros e até personagens fictícias.

Entre os write-in candidates, como são conhecidos nos EUA, houve um pouco de tudo: o presidente russo Vladimir Putin (que não poderia ser eleito devido ao critério da nacionalidade), o veterano dos filmes de acção Chuck Norris ou mesmo o Rato Mickey e o Mestre Yoda, personagem dos filmes da saga A Guerra das Estrelas.

Ultrapassando os limites da Humanidade, "um cão gay" mereceu a preferência de pelo menos um eleitor.

Apesar de permitir manifestações de imaginação delirante aos eleitores, a prática dos write-in candidates já teve resultados mais práticos. Em 2010, a senadora republicana pelo Alasca Lisa Murkowski tinha sido derrotada nas primárias do seu partido por Joe Miller, ligado ao Tea Party, mas acabou por ser reeleita devido à militância dos eleitores, que escreveram o seu (complicado) nome nos boletins de voto.»

Via Correio da Manhã.

0 comentários:

Enviar um comentário