segunda-feira, 5 de Novembro de 2012

Domínio Público vence Prémio Fernando Namora/Estoril Sol


«O “extraordinário domínio da língua portuguesa”, com “elegância e mestria”, levaram o júri a distinguir com o Prémio Fernando Namora/Estoril Sol o romance Domínio Público, de Paulo Castilho, disse o presidente do júri, Vasco Graça Moura.

Em declarações à Lusa, o escritor Vasco Graça Moura afirmou que o júri notou “a maneira lúcida quanto irónica como [Castilho] caracteriza as personagens”, destacando a “surpreendente narrativa como analisa as relações entre as personagens na sociedade portuguesa”.

O autor que irá receber o galardão no valor de 25.000 euros, em “data a anunciar”, foi uma escolha por maioria, disse a mesma fonte.

O júri salientou ainda a “forma agilizada com que o autor caracteriza as personagens” e a “remissão que faz para personagens de obras clássicas portuguesas como Maria Adelaide, de Manuel Teixeira Gomes, ou as de Eça de Queirós”.

A “surpreendente narrativa e a formas como as personagens se entrelaçam com o seu diálogo interior” foram outras qualidades da narrativa de Paulo Castilho que o júri teve em conta.

Além de Domínio Público, de Paulo Castilho, as outras obras finalistas a este galardão instituído há 15 anos pela Estoril Sol, foram Anatomia dos Mártires, de João Tordo, Cartas Vermelhas, de Ana Cristina Silva, A Noite das Mulheres Cantoras, de Lídia Jorge e O Retorno, de Dulce Maria Cardoso.

Paulo Castilho, 68 anos, com o romance Fora de Horas, em 1989, recebeu o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores, e os Prémios Pen Club e Eça de Queirós.

Diplomata, ficcionista e ensaísta, estreou-se literariamente na década de 1980 com o romance O Outro Lado do Espelho que lhe valeu o Prémio Literário Diário de Notícias

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário