quarta-feira, 7 de Novembro de 2012

Prémios Médicis 2012: Vencedores


«A escritora e poeta francesa Emmanuelle Pireyre ganhou [ontem] o prémio Médicis pelo seu romance Féérie Générale (Encantamento Geral) e o escritor israelita Abraham B. Yehoshua, foi galardoado com o Médicis para romance estrangeiro com Retrospetiva.

O júri do premio Médicis elegeu o romance de Emmanuelle Pireyre como vencedor quase por unanimidade, com oito dos dez votos possíveis, na primeira ronda de votações, segundo os media franceses. Qualificado pela crítica como um "ovni" literário e também como "uma radiografia de uma consciência europeia deste início de século XXI", o livro da autora francesa revela um mosaico de personagens e situações relacionadas entre si, mas nunca de uma forma aparente.

Abraham B. Yehoshua, autor de Retrospetiva, é um dos mais conceituados escritores israelitas contemporâneos, sendo um autor comprometido com o processo de paz israelo-palestiniano e que tem as suas obras publicadas em 28 idiomas.

O Médicis de ensaio foi para o arqueólogo, historiador, dramaturgo, poeta e jornalista belga David Van Reybrouck, que em maio de 2010 publicou o ensaio Congo, uma história, que resume a pré-história e a história deste país africano.

O Prémio Médicis e um dos mais prestigiados galardoes literários em França, tendo sido criado em 1958 e atribuído anualmente a um livro francês. Desde 1970, tem sido premiado igualmente um livro estrangeiro e em 1980 foi criado o Médicis para ensaios, que distingue trabalhos documentais.»

Via Diário Digital. Mais informações no Público.

0 comentários:

Enviar um comentário