segunda-feira, 21 de Julho de 2014

Time elegeu as celebridades mais inteligentes do Twitter



«É comum falar-se das celebridades mais bonitas, ricas, gastadoras ou, então, com maior influência no quotidiano. Mas o que dizer das mais inteligentes no Twitter? A Time levantou a questão e fez as contas: o ator Leonardo DiCaprio, cujas pontuações foram superiores às dos restantes adversários, está no pódio. O top 3 fica completo com a mãe de Justin Bieber, Pattie Mallette, e pelo comediante, ator, produtor e apresentador de televisão Jimmy Kimmel.

A fechar os dez primeiros nomes está a cantora Jessie J, seguida de Kevin Spacey e Eva Longoria. A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey fica-se pela 42.ª posição e, logo de seguida, surge Jennifer Lopez. No último lugar da lista (50.ª posição) está o ator e comediante Zach Galifianakis, mais conhecido pelo filme A Ressaca e restantes sequelas.

Para encontrar os detentores máximos da inteligência no Twitter, foram analisados os últimos 20 tweets das 500 personalidades com mais seguidores nesta rede social, sem contar com URL ou hashtags. Os resultados foram analisados via SMOG (Simple Measure of Gobbledygook) – um teste de compreensão de leitura que mede o número de palavras com três sílabas utilizadas num texto, de modo a calcular o nível de inteligência necessário para entender frases escritas, isto é, os anos de escolaridade (consegue indicar até 12 níveis). O método tem apenas em conta frases escritas em inglês e apresenta algumas limitações linguísticas, uma vez que consegue ler calão e palavras com mais sílabas.

A Time explica que DiCaprio, com mais de 10 milhões de seguidores no Twitter, usa frequentemente palavras como “conservação” e “aquecimento global” nos seus tweets, o que pode ter ajudado o ator a conseguir o primeiro lugar e o rótulo de celebridade mais inteligente na rede social.

Numa análise mais recente, a mais de um milhão de tweets, descobriu-se que a média das mensagens no Twitter corresponde ao nível de leitura do quarto ano — todas as celebridades incluídas no artigo da publicação excedem este nível.»

Via Observador.

0 comentários:

Enviar um comentário