segunda-feira, 28 de Abril de 2014

Beyoncé é a personalidade mais influente do mundo



«A cantora mais celebrada da actualidade foi considerada pela revista Time como a personalidade mais influente do mundo, à frente de nomes como Barack Obama, Edward Snowden, Pharrell Williams, Vladimir Putin e até o Papa Francisco, que foi eleito no ano passado pela mesma revista como a personalidade de 2013. O jogador de futebol Cristiano Ronaldo é o único português na lista.

Como já vem sendo hábito, a norte-americana Time voltou a fazer o exercício de nomear as personalidades mais influentes do mundo e chegou a uma lista que se divide entre titãs, pioneiros, artistas, líderes e ícones. Beyoncé, que surge na capa da revista, é tudo isto, ou como escreve Sheryl Sandberg, a número dois de Mark Zuckerberg no Facebook que foi convidada pela revista para lhe traçar o perfil, “she’s the boss” (ela é a chefe). “Beyoncé não se senta simplesmente à mesa. Ela constrói uma muito melhor”, acrescenta Sandberg no perfil que fez da cantora, que passou por Portugal no final de Março para dois concertos no Meo Arena, em Lisboa.

[...] Na lista das 100 personalidades mais influentes bateu-se este ano um recorde de nomes femininos: há 41 mulheres escolhidas pela Time. Beyoncé é talvez a cara mais conhecida mas a lista inclui mulheres políticas como Hillary Clinton ou Angela Merkel, desportistas, cujo destaque vai para a golfista sul coreana Lydia Ko que tem apenas 17 anos, e activistas como a jovem paquistanesa Malala Yousafzai.

[...] No masculino, destaque para Cristiano Ronaldo, o único português a integrar a lista. Além disso, dos 100 nomes esta quinta-feira anunciados, é o jogador português que mais reacção está a provocar nas redes sociais. Beyoncé lidera a lista da Time mas nas redes sociais fica atrás de Cristiano Ronaldo, “o vencedor de Portugal”, como lhe chama Pelé no perfil que assina na revista.

A antiga glória brasileira escreve que Cristiano Ronaldo “é sem surpresa” o melhor jogador de futebol do mundo. “O Cristiano nunca deixa de dar o seu melhor pela equipa nacional. Faz-me lembrar o meu falecido amigo e lenda do futebol Eusébio”, escreve Pelé, desejando um dia ter jogado com o português. “Gostaria de o encorajar a manter o trabalho duro e a continuar a alimentar a paixão pelo desporto entre os jovens de hoje”, continua o jogador brasileiro, ao mesmo tempo que deseja boa sorte a Cristiano Ronaldo para o mundial do Brasil. “Mas se Portugal for à final contra o Brasil, peço desculpa, Cristiano, mas quero que o Brasil vença”, termina Pelé.

O jogador português surge na categoria de ícones, que é encabeçada por Robert Redford, “o padrinho do cinema indie”, como o intitula a revista. O fundador do maior festival de cinema independente, o Sundance, está à frente do Papa Francisco, cujo perfil é escrito pelo presidente norte-americano Barack Obama, que considera Sua Santidade “um líder moral em actos e palavras”.

“É raro o líder que nos faz querer ser uma pessoa melhor. O Papa Francisco é esse tipo de líder”, começa por escrever Obama, que destaca a preocupação do Papa pelos mais desfavorecidos, os mais pobres e os mais marginalizados da sociedade. Para o presidente dos Estados Unidos, todos devíamos seguir “o humilde exemplo” do Papa.»

Via Público. Lista integral aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário