domingo, 23 de Março de 2014

Stilwell e Sá defendem estágios pagos a iogurtes



«As redes sociais, mais concretamente o Facebook, já estão a alimentar uma nova polémica. Desta vez, os alvos da ira coletiva são Isabel Stilwell, jornalista e escritora, e Eduardo de Sá, psicólogo, que despertaram a indignação dos cibernautas pela forma como se referiram às gerações mais jovens na edição de 20 de março do seu programa Dias do Avesso, na Antena 1.

Tudo começou perante a polémica dos estágios na fábrica da Danone em Castelo Branco. A empresa "oferece" iogurtes aos estagiários que recruta nas universidades, conforme foi explicado numa peça da RTP1, que só por si gerou uma onda de indignação nas redes sociais. Só que os protagonistas da rubrica da rádio agarraram a deixa para rotular como sendo uma "atitude arrogante" por parte dos jovens que criticam os estágios não remunerados cujo problema é que "os pais e a escola ainda não os puseram no lugar".

Eduardo Sá acusa os jovens de falta de humildade e de pertencerem a uma geração que "imagina ter um valor facial muito mais significativa do que aquilo que de facto vale", além de defender que as pessoas devem "esfolar os joelhos" para ter direito a trabalhar. E ainda explica qual o esquema dos estágios curriculares: "quando eles começam a ter alguma autonomia vão-se embora".

A conversa foi considerada, por boa parte dos utilizadores portugueses do Facebook, como uma "aberrante defesa" da precariedade e da submissão de quem trabalha. E por isso valeu à dupla acusações de “preconceito e arrogância”.»

Via Correio da Manhã.

3 comentários:

Eles que trabalhem a receberem iogurtes como pagamento...
Isto está a tornar-se insustentável.

Era pagar-lhes só iogurtes durante um aninho a ver se achavam bem.

Pimenta no cu dos outros é refresco, não é? O pior é que partem do princípio que os estagiários passam os dias a coçar-se, quando na prática até fazem o trabalho dos outros, para além do próprio. É assim que as grandes empresas vivem nestes dias, à custa de estagiários mal pagos que entram e saem num instante. Uma vergonha!

Enviar um comentário