segunda-feira, 24 de Março de 2014

Pais mais velhos têm filhos mais feios que vivem mais



«Crianças que nascem de pais mais velhos, ou seja, acima dos 45 anos, têm tendência a ser mais feias, revela um recente estudo sobre mutações genéticas. No entanto, os cientistas dizem que têm probabilidade de ter uma longevidade mais alargada do que as geradas por pais mais jovens.

O estudo teve como base um inquérito em que foram mostradas mais de oito mil fotografias de rapazes e raparigas de 18 a 20 anos e em que os inquiridos tinham de avaliar o seu grau de beleza física. De forma consistente, aqueles que eram filhos de pais mais velhos foram sendo sempre classificados como menos atraentes e bonitos.

No entanto, os investigadores observaram também que os filhos de pais mais velhos têm maiores telómeros (extremidades dos cromossomas associados a esperança de vida mais longa) e daí nascerem com uma probabilidade acrescida de viverem mais anos.

Já em 2012 um outro estudo publicado na Nature dava conta de que a idade tardia do pai aquando da concepção da criança aumenta o risco de autismo ou perturbações mentais. Este aumento do risco é explicado pela qualidade da produção de esperma, que se degrada bastante com a idade. Enquanto o esperma de um homem de 20 anos sofre cerca de 25 mutações, o de um homem de 40 sofre 65 e aos 56 anos duplica novamente o número de mutações.»

Via Sol.

0 comentários:

Enviar um comentário