sexta-feira, 6 de Dezembro de 2013

Praia de Ipanema recebe Toplessaço a 21 de Dezembro

«A praia brasileira de Ipanema vai encher de mulheres em topless a 21 de dezembro, o primeiro dia de verão no Brasil. A julgar pela promessa, pelo menos três mil mulheres vão participar no Toplessaço, um evento criado por Ana Rios e Bruna Oliveira, para protestar precisamente por não poderem fazer topless nas praias brasileiras.

A ideia surgiu durante a Marcha das Vadias, realizada no Rio de Janeiro a 27 de julho – que reivindicava a igualdade de direitos entre homens e mulheres e protestava contra o deputado Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara – onde as duas mulheres participaram.

Durante a marcha, Ana Rios e Bruna Oliveira, que marchavam de sutiã, enquanto outras participantes faziam topless, aperceberam-se dos olhares reprovadores de quem se cruzava com as manifestantes. Por isso, decidiram marcar para o dia 21 de dezembro o Toplessaço, na Praia de Ipanema, Zona Sul da cidade.

"É um absurdo que no Rio o topless tenha virado caso de polícia. Incomoda-me o facto de um policial perder o tempo dele indo pedir para alguém colocar biquíni", reclamou Ana Rios ao site brasileiro G1.

Depois da Marcha, que ocorreu no inverno, as organizadoras combinaram que o evento se iria realizar no primeiro sábado de verão. A ideia foi reforçada após a publicação no jornal brasileiro O Globo, no dia 2 de dezembro, que contava um episódio que envolveu a atriz Cristina Flores. A 14 de novembro, os atores Cristina Flores e Álamo Facó posavam para a campanha de divulgação da peça Cosmocartas. Segundo a reportagem, a atriz tirou a blusa e foi repreendida por policias militares.

Até ao momento 3172 pessoas já confirmaram a participação no Toplessaço, que foi criado na rede social Facebook. As organizadoras referem que o evento não é exclusivo para mulheres, os homens que quiserem participar, podem fazê-lo se, ao contrário das mulheres, vestirem a parte de cima de um biquíni, de forma a mostrarem-se solidários com o movimento.»

Via Correio da Manhã.

0 comentários:

Enviar um comentário