quinta-feira, 18 de Julho de 2013

Todos mentem no número de parceiros sexuais


«As pessoas mentem sobre o comportamento sexual para se adequarem a estereótipos, concluiu um estudo da Universidade de Ohio feito com estudantes universitários.

Tratando-se de sexo, os homens parecem querer ser vistos como "homens a sério”, do tipo que tem várias parceiras e muita experiência sexual. As mulheres, por sua vez, preferem ser vistas como tendo menos experiência sexual do que realmente têm, para coincidir com o que convencionalmente se espera delas.

Os homens assumiram ter mais parceiros sexuais quando "não estavam ligados ao detector de mentiras" do que quando estavam. As mulheres diziam ter menos parceiros quando não estavam ligados ao aparelho do que quando estavam. Um padrão semelhante foi constatado quando as perguntas eram sobre experiência sexual.

O estudo constatou ainda que, noutros questionários sobre temas variados, os homens estavam facilmente dispostos a admitir que, por vezes, adotavam comportamentos tidos como mais apropriados a mulheres, como escrever poesia.

O mesmo era verdade para as mulheres, que não escondiam, por exemplo, que contavam piadas obscenas, faziam musculação, ou adotavam outros tipos de comportamento considerados "coisa de macho".

Os entrevistados deram as respostas com ou sem o auxílio do detector de mentiras — que na verdade esteve sempre desligado, sem que os entrevistados soubessem. No caso dos temas variados — como na pergunta se as mulheres faziam musculação — , quase não houve diferenças nas respostas.

"Há algo especial sobre sexualidade que leva as pessoas a preocuparem-se mais em corresponder a estereótipos associados ao seu gênero", disse Terri Fisher, autora do estudo e professora de psicologia no campus de Mansfield, da Universidade Estadual de Ohio.»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário