sexta-feira, 19 de Julho de 2013

O Diário de Helga (Helga Weiss)


O Diário de Helga
Por: Helga Weiss
Edição: Bertrand Editora
Título Original: Helga's Diary
Tradução: Rita Guerra
Páginas: 216
PVP: 16,60 €
Compre aqui

A Bertrand Editora acaba de publicar um testemunho na primeira pessoa que, tal como no caso de Anne Frank, ilustra a vida de uma jovem num campo de concentração.

Confira abaixo a sinopse de O Diário de Helga:
Em 1938, quando começa a escrever o seu diário, Helga tem 8 anos. Juntamente com o pai, a mãe e os 45 mil judeus que vivem em Praga, sofre com a invasão e o regime Nazi: o pai é impedido de trabalhar, as escolas estão-lhe vedadas, Helga e os pais veem-se confinados ao apartamento. Depois têm início as deportações e os seus amigos e familiares começam a desaparecer.

Em 1941, Helga e os pais são enviados para o campo de concentração de Terezín, onde vivem durante três anos. Helga regista o seu dia-a-dia — as condições duras, as doenças e o sofrimento, bem como os momentos de amizade, criatividade e esperança — até que, em 1944, são enviados para Auschwitz. Helga deixa o diário com o tio, que o esconde no interior de uma parede, para o preservar.

Do pai de Helga nunca mais recebem notícias mas, milagrosamente, Helga e a mãe sobrevivem aos horrores de Auschwitz e aos penosos transportes dos últimos dias da guerra, conseguindo regressar a Praga. No momento em que regista as suas experiências desde Terezín, Helga tem 15 anos e meio. Parte do grupo muito reduzido de judeus checos que sobreviveram.

Reconstruído a partir dos cadernos originais, recuperados mais tarde de Terezín, e das páginas soltas nas quais Helga escreveu depois da guerra, o diário é aqui apresentado na íntegra, acompanhado por uma entrevista com Helga e ilustrado com os desenhos que fez durante o tempo que passou em Terezín. O Diário de Helga é, assim, um dos testemunhos mais vívidos e abrangentes escritos durante o Holocausto a ser recuperado.

0 comentários:

Enviar um comentário