quinta-feira, 18 de Julho de 2013

O Plano Merkel (João Lopes Marques)


O Plano Merkel
Por: João Lopes Marques
Edição: Marcador
Páginas: 280
PVP: 15,00 €
Compre aqui

A Marcador publicou esta semana um livro que promete desvendar a verdadeira história da mulher mais poderosa do mundo.

Confira abaixo a sinopse de O Plano Merkel:
Setembro de 2005. Angela Merkel dá o tudo por tudo. Contam-se espingardas para as legislativas. Todos os votos são poucos. As sondagens antecipam, e bem, um empate técnico entre a CDU de Merkel e o SPD de Gerhard Schröder. Depois de renhida disputa, a 22 de novembro desse mesmo ano, Angela Dorothea Merkel seria empossada como a primeira chancelerina da República Federal Alemã. Quase todos, com Helmut Kohl à cabeça , subestimam a sua ambição e determinação.

A crise financeira de 2008 acabaria por empurrar Angela Merkel para o quotidiano mais íntimo de todos nós. O maior, mais central e industrializado país da Europa queria ter a última palavra na gestão do caos emergente. Na moeda única dos europeus. A receita prescrita? Austeridade ou, para utilizar o jargão de Berlim, consolidação orçamental.

Indiferente ao isolamento crescente da Alemanha, analítica e ambiciosa, a chancelerina prepara-se para ser eleita pela terceira vez. Ganhou gosto pelo poder e não se envergonha de sublinhar que está para ficar. De pedra e cal.

Quantos não se questionam hoje como foi possível uma só pessoa ter conquistado tamanho poder no Velho Continente. Corrige primeiros-ministros, neutraliza chefes de Estado, transfere Bruxelas para Berlim.

Contra todas as previsões, a famosa pergunta de Henry Kissinger - A quem vou telefonar se quiser falar com a Europa? - passou a ter a resposta óbvia.

0 comentários:

Enviar um comentário