quinta-feira, 16 de Maio de 2013

Novo website identifica quem fala mal do emprego


«Muitas pessoas usam as redes sociais para falar sobre a sua rotina, partilhar alegrias e fazer reclamações. E acabam por expor a vida de uma forma que, se parassem para analisar, talvez fizessem de outra forma. Já parou para pensar no quanto de privacidade você tem na Internet?

Com o objectivo de observar o comportamento das pessoas na internet - em especial no Twitter -, os investigadores brasileiros Bernardo Nunes Pereira e Ricardo Kawase, da Universidade de Hanover, na Alemanha, desenvolveram o site FireMe! (fireme.me) em que é possível ver todas as pessoas que estão a falar sobre o local onde trabalham, inclusive o que dizem sobre os seus chefes.

"Escolhemos as pessoas que falam sobre o trabalho na Internet para verificar se elas estariam conscientes de que podem ser encontradas através daqueles comentários", explica Bernardo Nunes Pereira.

Depois de criar o site, os investigadores escreveram um artigo e apresentaram-no na conferência Web Science, há cerca de um mês. Com a repercussão, o site ganhou também as versões em espanhol e português. Portanto, cuidado! Se anda a usar o Twitter para falar mal do seu emprego, provavelmente o seu comentário está no site fireme.me.

O sistema usa palavras-chave para seleccionar os tweets, e a partir de então começa o trabalho dos pesquisadores. Pelo site, é possível ver até quais são as probabilidades de ser demitido devido ao seu comportamento na Internet, caso o patrão o descobrisse.

"Verificamos os tweets e fazemos uma análise de sentimento, para ver se a pessoa que está a falar mal do trabalho é mais positiva ou mais negativa. E também contabilizamos todos os tweets e atribuímos um score (nota)", explica Ricardo Kawase.»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário