quinta-feira, 16 de Maio de 2013

Nuno Júdice vence Prémio Rainha Sofia


O poeta Nuno Júdice foi hoje anunciado vencedor da XXII Edição do Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana. O prémio, atribuído anualmente, e que em 2003 distinguiu Sophia de Mello Breyner Andresen, é concedido pelo Património Nacional e pela Universidade de Salamanca, sendo considerado o mais prestigiado deste género no universo Ibero-americano. Tem o valor de 42.100 euros.

Constituído por 18 personalidades ibero-americanas da área da filologia, da literatura e do ensaio literário, entre eles, José Rodriguez-Spiteri Palazuelo, Presidente do Património Nacional, Daniel Hernández Ruipérez, Reitor da Universidade de Salamanca, José Manuel Blecua Perdices, da Real Academia Espanhola, e Víctor García da la Concha, Director do Instituto Cervantes, o júri decidiu consagrar Nuno Júdice, poeta, ensaísta e ficcionista, pelo conjunto da sua obra.

Nuno Júdice, de quem a Dom Quixote publicou, no passado mês de Fevereiro, a novela A Implosão, já foi galardoado com vários prémios literários, nomeadamente o Prémio Pen Clube, em 1985, o Prémio Dom Dinis, em 1990, o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores, em 1995, e o Prémio Fernando Namora, em 2004.

Nuno Júdice nasceu na Mexilhoeira Grande, Algarve, em 1949. Formou-se em Filologia Românica pela Universidade Clássica de Lisboa. É professor associado da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989. Entre 1997 e 2004 desempenhou as funções de Conselheiro Cultural e Director do Instituto Camões em Paris. Tem publicado estudos sobre teoria da literatura e literatura portuguesa. Publicou o seu primeiro livro de poesia em 1972. Tem livros traduzidos em várias línguas, destacando-se em Espanha, onde tem uma antologia na colecção «Visor» de poesia, e em França, onde está publicado na colecção Poésie/Gallimard. Dirigiu até 1999 a revista Tabacaria da Casa Fernando Pessoa. Em 2009 assumiu a direcção da revista Colóquio/Letras da Fundação Calouste Gulbenkian.

0 comentários:

Enviar um comentário