terça-feira, 14 de Maio de 2013

Preservativos grátis pelo correio para jovens tímidos


«Caixas de preservativos grátis, enviadas pelo correio: esta é a proposta de um programa de saúde americano para adolescentes, que tenta distribuir contraceptivos aos jovens com vergonha de comprá-los em farmácias e lojas.

O Projecto de Acesso a Preservativos (CAP, na sigla em inglês) funciona no Estado da Califórnia e destina-se a adolescentes a partir dos 12 anos. Após simplesmente colocar os dados pessoais numa página na Internet, os adolescentes podem receber na sua casa um envelope discreto com até dez preservativos por vez.

"Nem todos os jovens de 12 anos participam em actividades sexuais, e isso não tem o objectivo de incentivá-los, mas queremos que aqueles que decidirem ser sexualmente activos tenham protecção. Muitos gostariam que a actividade sexual adolescente nem sequer existisse, mas as estatísticas estão aí", disse à BBC Susy Chávez, do Conselho de Saúde Familiar da Califórnia, a entidade responsável pelo programa.

Os dados do Departamento de Saúde Pública estatal mostram um crescimento de 18% em casos de sífilis entre 2010 e 2011, além de aumentos de 5% nos casos de clamídia e 2% nos de gonorreia.

O envio pelo correio foi pensado como uma resposta face aos contágios e funciona nas regiões californianas que registam os maiores índices de doenças sexualmente transmissíveis.

A lei do Estado da Califórnia torna o projecto possível, já que permite que os jovens recebam serviços médicos relacionados com a sexualidade, incluindo o fornecimento de métodos anticoncepcionais, sem a necessidade do consentimento dos pais.

Mas o plano não foi bem recebido por alguns sectores da sociedade, entre eles grupos conservadores e defensores dos direitos dos pais, que consideram que se trata de uma ingerência governamental no âmbito familiar.»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário