«O Grande Prémio da Crónica foi atribuído a Ricardo Araújo Pereira pelo livro Novas Crónicas da Boca do Inferno, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE) que o instituiu.
O prémio, no valor de cinco mil euros, foi atribuído "por unanimidade" pelo júri que foi constituído pelos escritores Alice Vieira, Jorge Marmelo e o professor da Faculdade de Letras de Lisboa, Manuel Frias Martins. O prémio é patrocinado pela Câmara Municipal de Sintra e distingue obras que foram publicadas em 2009 e 2010.
O livro Novas Crónicas da Boca do Inferno, foi publicado em Novembro de 2009 e é uma colectânea das suas crónicas na revista semanal Visão.
O humorista Ricardo Araújo Pereira, de 39 anos, é natural de Lisboa, e iniciou carreira como jornalista no Jornal de Artes Letras & Ideias. Como argumentista integrou as Produções Fictícias, tendo sido co-autor de vários programas televisivos, nomeadamente os apresentados pelo humorista Herman José, tanto na RTP como na SIC e na RDP. Foi colunista com os jornais Expresso e Diário de Notícias. Em 2003 o autor começou a enfrentar as câmaras de televisão, designadamente no canal SIC no programa Levanta-te e ri, altura em que se associou a José Diogo Quintela, Tiago Dores e Miguel Góis e constituiu o colectivo Gato Fedorento que participa em várias séries da SIC Radical e mais tarde na RTP.
Actualmente escreve em vários jornais e revistas, participa em programas semanais de rádio, designadamente na TSF e em Governo Sombra, com Pedro Mexia e João Miguel Tavares, transmitido também na TVI.
Os escritores Maria Judite de Carvalho, Ilse Losa, Manuel Poppe, Álvaro Guerra, Mário Cláudio, Baptista-Bastos e José Cutileiro já foram distinguidos com este prémio.
"O Prémio será entregue, em sessão pública a realizar oportunamente", afirma em comunicado a APE.»
Via Sol.
0 comentários:
Enviar um comentário