sexta-feira, 31 de Maio de 2013

João Ferreira do Amaral destacado na imprensa internacional


O livro Porque Devemos Sair do Euro, da autoria do economista português João Ferreira do Amaral, está a ser notícia na imprensa internacional. The Wall Street Journal, Le Monde, El País e The Telegraph são alguns dos jornais que têm destacado o contributo da obra de João Ferreira do Amaral na discussão pública sobre as verdadeiras razões para a crise económica, o que levou a que a questão de uma eventual saída do euro tenha deixado de ser um tema tabu em Portugal.

A imprensa internacional sublinha o sucesso registado pelo livro no nosso país, desde que foi lançado no passado mês de Abril. Porque Devemos Sair do Euro foi o livro mais vendido em Portugal na semana da sua publicação e, desde então, continua a ser consecutivamente, semana após semana, o livro de gestão mais vendido no nosso país. O livro, que já vendeu cerca de 8.000 exemplares e esgotou cinco edições em pouco mais de um mês, começa a suscitar o interesse de editoras estrangeiras na sua publicação. A Lua de Papel tem vindo a receber propostas oriundas de vários países europeus, como a Grécia, Espanha, França e Itália.

João Ferreira do Amaral, 65 anos, uma das mais consistentes vozes que desde a década de 90 tem expresso profundas reservas à participação portuguesa na moeda única, defende no livro que só a saída (controlada) do euro evitará décadas de estagnação em Portugal. Apesar de reivindicar a imperiosa saída do euro como a única solução possível para Portugal poder recuperar a autonomia e ultrapassar a crise, o autor apoia a permanência de Portugal na União Europeia.

Esta tese de João Ferreira do Amaral, agora difundida pela imprensa internacional, tem dado azo a inúmeros comentários e reacções diversas nos sites dos jornais Le Monde, The Telegraph e El País, relançando, nos EUA e em vários países europeus, a discussão em torno do futuro do euro.

João Ferreira do Amaral estará presente este domingo, dia 2, pelas 17h00, na Praça LeYa da Feira do Livro de Lisboa.

0 comentários:

Enviar um comentário