quinta-feira, 21 de Março de 2013

Editoras recusam jogos com protagonistas femininas ou gays


«Jean-Max Morris, o diretor de Remember Me, confidenciou ao Penny-Arcade que foram várias as editoras que se afastaram do jogo devido à personagem principal ser uma mulher.

"Encontramos quem nos tenha dito que 'bem, não queremos publicar o jogo porque não terá sucesso. Não podes ter uma [protagonista] feminina nos jogos. Tem que ser [um protagonista masculino], é simples,'" disse Morris.

A decisão de incluir uma personagem feminina no papel principal foi meramente criativa. A equipa nunca chegou a olhar para a decisão de uma perspetiva comercial, porque de outra forma, a consistência do jogo seria posta em causa.

Ainda mais problemática que a imagem da mulher nos videojogos é a homossexualidade. Ainda que a equipa de Remember Me optasse por mudar para uma personagem masculina, queria na mesma mostrar a sua vida privada, e há uma cena em que Nilin, a protagonista, beija um homem.

"As pessoas disseram-nos, 'Não podes pôr um gajo como jogador a beijar outro gajo no jogo, será estranho," continuou Morris.

"E eu fiquei a pensar 'Se pensas assim, de forma alguma este meio amadurecerá.' Existe um determinado tipo de imersão, mas a tua orientação sexual não será questionada por jogares um jogo. Não sei, isto para mim é muito estranho."»

Via Eurogamer.

0 comentários:

Enviar um comentário