sexta-feira, 22 de Março de 2013

Clube do Autor publica livro do novo Papa


Deus, o diabo, o aborto, o divórcio, a homossexualidade, a eutanásia, as religiões e o diálogo inter-religioso, entre outros, são alguns dos temas fundamentais abordados no livro Sobre o Céu e a Terra, que o Clube do Autor publicará em Maio.

Através de longas e esclarecedoras conversas com o amigo Abraham Skorka, um rabino, o novo Papa partilha a sua visão do mundo e o futuro da religião e assume as suas opiniões sobre os principais temas da actualidade, mesmo os mais polémicos. O novo líder da igreja católica revela ainda a sua posição, frontal e sincera, sobre a política e o poder, o comunismo e o capitalismo, o dinheiro, o Holocausto e o conflito israelo-árabe, entre outras.

Sobre o Céu e a Terra será um livro revelador do que será a igreja do Papa Francisco, que se antevê desde já revolucionária. Para além do Clube do Autor em Portugal, os seus direitos foram já comprados por algumas das principais editoras internacionais: Itália (Mondadori), Alemanha (Bertelsmann), França (Robert Laffont), Estados Unidos (Random House), Brasil (Companhia das Letras).

1 comentários:

Perguntas ao Papa :
1. Segundo o Papado a Religião Católica é a única verdadeira. E as outras crenças? seriam elas apenas superstições? A filosofia católica, sua teologia, doutrina, sua moral, tornariam o catolicismo genuíno. E as demais, que têm também sua doutrina e sua literatura, seriam mitológicas?
Sua Santidade nunca imaginou que todas as religiões poderiam ser apenas superstições mais elaboradas?
2. Para o Papado, a Bíblia é o Documento de Deus, oriundo de uma Revelação Divina, apesar de seus milhares de contradições. Ainda que os hermeneutas e exegetas religiosos justifiquem tais imperfeições através de suas interpretações, esses livros estão condenados a ter muitos absurdos, já que são resultado de milhares de narrativas ao longo de muitos séculos e milênios, mesmo com os milhares de supressões, adições, reinterpretações e recriações posteriores.
Sua Santidade já pensou que os Livros Sagrados podem estar no mesmo status das mitologias, dadas as suas semelhanças?
3. O conceito de Deus Único é resultante da adoção do monoteísmo judaico a partir de um certo momento da história desse povo, quando foi se estabelecendo que os demais deuses eram falsos.
Santidade, sendo o politeísmo e o monoteísmo resultado de convenções humanas, por que o Deus seria diferente dos deuses, semideuses e outras divindades?
4. O conceito de alma ou espírito surgiu quando o homem primitivo começou a interpretar o sonho como uma entidade que habitaria nosso interior. Surgiu então o animismo, de alma ou espírito. Todavia, o que temos de imaterial é a nossa consciência, o pensamento, a imaginação, a mente, mas gerados por nossa própria condição biológica.
Santidade, nossa ideia de alma e espírito não seria apenas um meio de suprir nossa inconformidade com a finitude da vida?
5. A ética ou a moral decorrem da própria necessidade da convivência harmônica entre os homens.
Santidade, atribuir à moral uma fonte sobrenatural não nos torna ainda mais dogmáticos e intolerantes?
6. Para o Cristianismo e demais religiões o Universo teve um Criador.
Santidade, por que a Igreja estaria certa com seu Criador, e a Ciência errada, ao afirmar que o Universo existe por suas próprias contingências imanentes?
7. Santidade, todo o mundo sobrenatural que imaginamos não seria consequência de nossos medos, fragilidades, compulsões, nosso autoengano e nossa recusa em aceitar a morte?
8. Segundo as religiões nós fomos criados por um Deus? Segundo a ciência nós existimos porque o arranjo cosmológico aleatoriamente estabelecido permitiu que na Terra moléculas pré-biológicas se tornassem biológicas e depois evoluíram?
Santidade, que evidências contrárias tem a Igreja para rejeitar a segunda explicação?
(Assis Utsch)

Enviar um comentário