quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2013

Prémios Autores 2013: Vencedores


«Não Se Deitam Comigo Corações Obedientes, de A Naifa foi considerado o melhor disco português de 2013 pelo júri da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). Os troféus foram entregues [anteontem] à noite no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Luís Varatojo, em nome da banda, agradeceu o prémio e lembrou um dos seus membros fundadores, João Aguardela, que morreu em 2009.

Na música foi distinguido o tema "Desfado", de Pedro Silva Martins, na categoria de melhor canção. Sérgio Carolino foi distinguido pelas obras editadas em 2012 e a divulgação da música portuguesa.

No cinema, Tabu, da autoria de Miguel Gomes, recebeu a distinção de melhor filme. Também foram premiados Carlos Saboga, pelo argumento da longa metragem As Linhas de Wellington, Rita Durão, pelo desempenho no filme A Vingança de uma Mulher e Carlos Santos por Operação Outono.

Na literatura foram premiados José Luís Peixoto (melhor livro de poesia para A Criança em Ruína), Catarina Sobral (melhor livro de literatura infanto-juvenil com Achimpa) e Miguel Real (O Feitiço da Índia na categoria de ficção narrativa).

A peça Devagar foi a mais premiada no que ao teatro diz respeito com prémios para Maria do Céu Ribeiro e Miguel Eloy (melhor atriz e melhor ator). Chão de Água, de João Monge, foi considerado melhor texto português representado. O prémio de melhor espetáculo foi entregue a Tiago Rodrigues por Três Dedos Abaixo do Joelho.

Nas artes visuais, Paulo Nazolino e Nikias Skapinakis venceram os prémios de melhor trabalho de fotografia e melhor exposição de artes plásticas. "Usura" e "Presente e Passado 2012" foram os trabalhos destes autores que foram premiados. "Casas Pardas" de Pedro Tudelo ganhou na categoria de melhor trabalho cenográfico.

Na televisão, o júri sa Sociedade Portuguesa de Autores distinguiu o programa de informação Momentos de Mudança da SIC. No entretenimento ganhou Super Diva - Ópera para Todos, de Catarina Molber e António Hilário, que passou na RTP2, e na ficção, Perdidamente Florbela, de Vicente Alves do Ó, realizada para a RTP1.

A Cena do Ódio, programa da autoria de David Ferreira que passa na Antena 1, foi premiado na categoria de rádio.

Foram ainda distinguidos o músico brasileiro Ivan Lins (prémio internacional) e a Fundação Calouste Gulbenkian (Vida e Obra). Guimarães ficou com a distinção para a melhor programação autárquica no ano em que acolheu a Capital Europeia da Cultura.»

Via Diário de Notícias.

0 comentários:

Enviar um comentário