sexta-feira, 11 de Janeiro de 2013

Samsung gera polémica com desejos para 2013


«“Olá, Muito Boa Tarde.

 Para que e-mail posso enviar o meu CV para as vagas que abriram no departamento de Marketing?”. A pergunta feita por Tiago Sequeira na página da Samsung ilustra bem a chuva de críticas que têm chegado à marca nas últimas horas à conta da série de vídeos "Desejos para 2013".

A polémica estourou depois de a Samsung Portugal ter apostado numa campanha publicitária em que convidou cinco bloggers de moda para falarem dos seus desejos para 2013.

O director criativo da campanha e protagonista de um dos vídeos, Tiago da Costa Miranda, já lamentou o sucedido: "De facto esta campanha tinha um objectivo completamente diferente e não pretendia nem ofender nem criar animosidade com ninguém nem prejudicar nenhuma marca. A abordagem dos vídeos era intimista e pessoal e dirigida ao publico de cada um dos blogues."

A empresa reagiu também em comunicado na página do Facebook, pedindo desculpa pelo sucedido e sublinhando que não tinham a "intenção de ferir susceptibilidades".

"Acompanhamos sempre de perto as opiniões de todos os que nos seguem, tendo sido partilhado desagrado em relação aos conteúdos da campanha, razão pela qual esta foi retirada do ar."

A ideia não é nova – e tem funcionado bem em alguns casos -, mas desta vez terminou com a Samsung a retirar os vídeos do canal oficial do YouTube. Ainda assim, é possível visualizá-los graças a uploads de utilizadores.

O vídeo que mais polémica causou foi protagonizado pela blogger Filipa Xavier, conhecida por Pépa Xavier, que define como desejo “ter uma daquelas malas clássicas que ficam bem com tudo, uma Chanel preta”. Os bloggers Susana Rodrigues, Rudolfo Morgado, Maria Guedes e Tiago da Costa Miranda também participaram na campanha.

No Facebook as reacções não se fizeram esperar. O vídeo continua a ser partilhado um pouco por todo o lado e na página da Samsung Portugal os comentários negativos acumulam-se.

"Faz o elogio da mediocridade através das personagens ocas que escolheu para o seu vídeo”, acusa Miguel Monteiro. Outro utilizador, Mário Pais, vai ainda mais longe: “Comprei um telemóvel vosso antes do Natal... Ao ver a vossa campanha publicitária de 2013... só me dá vontade de comprar outro.”

A página A Pepa quer uma mala conta já com mais de 5 mil gostos (número que continua a crescer) e outras semelhantes foram entretanto criadas, com fotomontagens a preceito. Até a ilustradora Sara-a-dias fez uma imagem alusiva ao tema. Também na blogosfera portuguesa os ânimos estão acesos. No Twitter o assunto está a ser amplamente comentado e no YouTube começam a surgir todo o tipo de vídeos: um até parodia o mítico apelo lançado em tempos a propósito de Britney Spears: “Leave Pepa Alone!!”»



Via P3.

1 comentários:

Coitada da rapariga... Só quer mamá-la...

Enviar um comentário