segunda-feira, 7 de Janeiro de 2013

Chocolate quente é melhor numa chávena laranja


«O chocolate quente é ainda mais saboroso quando servido numa chávena cor de laranja, demonstraram cientistas, ilustrando mais uma vez como um recipiente pode modificar a percepção que temos do conteúdo.

Equipas da Universidade Politécnica espanhola de Valência e da Universidade britânica de Oxford fizeram com que 57 voluntários experimentassem chocolate quente em quatro chávenas de cores diferentes: branca, creme, vermelha e laranja.

A bebida era idêntica em todas as chávenas, mas o gosto pareceu melhor nas servidas nas de cor creme e laranja, segundo os voluntários.

"A cor do recipiente no qual a comida ou a bebida é servida pode melhorar certas características, como o gosto ou o aroma", resumiu Betina Piqueras-Fiszman, num comunicado da Universidade de Valência.

"Não há uma regra fixa que indique que uma chávena de uma forma ou cor realça o gosto ou sabor. Na verdade, isso depende do tipo de alimento", acrescentou, enfatizando que muitas vezes esquecemos o potencial dos recipientes para os alimentos.

Por exemplo, caixas amarelas podem melhorar o sabor do refrigerante de limão, enquanto cores frias como o azul, dão a impressão de uma bebida mais refrescante. A bebida num recipiente rosa é percebida como mais doce.

Outros estudos têm mostrado que uma mousse de morango parece mais doce e têm mais sabor quando servida num prato branco do que num preto.

O estudo foi publicado na revista científica Journal of Sensory Studies

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário