quinta-feira, 17 de Janeiro de 2013

Adolescentes preferem Samsung Galaxy a iPhone


«Ninguém melhor do que os adolescentes para definir o que é estar na moda. E no que diz respeito a smartphones, eles preferem a Samsung à Apple, pelo menos nos Estados Unidos.

Segundo uma pesquisa realizada pela Buzz Marketing, para ser "cool" hoje em dia é preciso ter um telefone Galaxy nas mãos. Não mais um iPhone.

Uma das justificações apontadas pela Forbes é o preço dos produtos. Mais baratos que os da Apple no mercado norte-americano, os telefones da Samsung de última geração são mais acessíveis aos adolescentes que, em geral, têm de se contentar com a versão antiga do iPhone por causa do valor mais alto. "Eles estão a dizer-nos que a Apple já 'era'", diz Tina Wells, responsável pelo estudo. "A Apple fez um óptimo trabalho voltado para a geração antiga, mas não acho que esteja ligada aos jovens de agora. Eles preferem o Galaxy", afirma.

Um retrato mais claro da mudança de percepção aconteceu recentemente. Um estudo encomendado por uma agência de marketing nos EUA descobriu que 67% pretende comprar novas versões do iPhone, enquanto 22% disse o mesmo sobre o Galaxy. O resultado surpreendeu a empresa, que avaliou como "inimaginável" a aceitação da sul-coreana um ano atrás.

Há factores de mercado a considerar na análise. Segundo a Forbes, o domínio da Samsung sobre a Apple nas vendas de aparelhos dá musculatura para a marca asiática. No último trimestre do ano passado, a diferença foi significativa: 56,9 milhões de unidades contra 26,9 milhões.

Soma-se a isso o esforço propagandístico. Nos Estados Unidos, a companhia apostou milhões de dólares nos últimos meses em campanhas para mostrar que o iPhone serve bem às pessoas mais velhas, como pais e mães. O objectivo é dizer aos adolescentes que eles devem preparar-se para a "próxima grande coisa", slogan utilizado pela marca.»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário