quinta-feira, 22 de Maio de 2014

Google é a marca mais valiosa do mundo em 2014



«Após três anos consecutivos de liderança, a Apple deixou de estar em primeiro lugar no ranking anual das 100 marcas mais valiosas do mundo, segundo um estudo da consultora Millward Brown. É a Google que ocupa agora o topo da lista, onde as quatro primeiras empresas mais poderosas são todas de tecnologia.

Desde 2013, as duas marcas trocaram de posição, mas os valores atribuídos pelo ranking a cada uma têm diferenças significativas. A marca da maçã recuou 20% em relação ao ano passado, fixando em 2014 o seu valor em 148 mil milhões de dólares (108 mil milhões de euros). Para a Millward Brown, essa queda é o reflexo da “falta de lançamento de novos produtos dramáticos”. O Google, por sua vez, cresceu 40% no último ano, com um valor actual de 159 mil milhões de dólares (116 mil milhões de euros).

Ainda na área da tecnologia, segue-se a IBM e a Microsoft, em terceiro e quarto. A IBM, líder mundial nas marcas B2B (business to business, comércio associado a operações de compra e venda através da Internet), perdeu 4% do seu poder, mas consegue 107,5 mil milhões de dólares (78 mil milhões de euros). A Microsoft fecha o top 4 das marcas de tecnologia, com um valor de 90 mil milhões de dólares (65,5 mil milhões de euros).

[...] Na sua nona edição, o ranking da consultora usa a opinião de potenciais e actuais compradores da marca, juntamente com dados financeiros, para calcular as marcas mais valiosas no mercado mundial em áreas como a tecnologia, retalho, alimentação, logística, automóveis, entre outros.

A McDonald’s é a marca de fast-food com melhor cotação no ranking, ocupando o quinto lugar entre 100, com um valor estimado de mais de 85 mil milhões de dólares (62 mil milhões de euros). A Amazon é a marca de retalho com melhor classificação (décimo lugar), depois de ter aumentado o seu valor entre 2013 e 2014 em 41% para 64 mil milhões de dólares (46,7 mil milhões de euros).

A Toyota é a marca mais valiosa do mercado automóvel (26.º), a Disney (23.º) lidera no entretenimento, a Louis Vuitton (30.º) é a marca de luxo com mais poder no mercado do sector, no ramo do vestuário destaque para a Nike (34.º) e a Zara (37.º).

Quanto aos países de origem das marcas analisadas, houve uma queda entre as economias de rápido crescimento. A China lidera o número de representações, com 11 marcas, a Rússia surge com a Sberbank e a MTS e o continente africano mantém a MTN na lista, a sua única marca.

Entre 2013 e 2014, o valor total das 100 marcas no ranking duplicou desde que foi publicado a primeira lista, em 2006. Actualmente, tem um valor de 2,9 milhões de biliões de dólares (2,1 milhões de biliões de euros).

“Estamos a ver sinais de que a confiança dos consumidores está a regressar e isso tem sido explorado por marcas fortes”, defende o director global da BrandZ. Segundo Peter Walshe, “estas marcas foram sacudidas com o período e recessão que se seguiu a 2008”. “Marcas fortes pegaram nessa mensagem e pensaram arduamente nos seus consumidores e como serem relevantes para eles”, acrescentou, citado pelo Financial Times

Via Público. Lista integral aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário