terça-feira, 20 de Maio de 2014

Angola - As Ricas Donas (Isabel Valadão)


Angola - As Ricas Donas
Por: Isabel Valadão
Edição: Bertrand Editora
Páginas: 376
PVP: 16,60 €
Compre aqui

Chega esta semana às livrarias um novo romance histórico de Isabel Valadão, na linha de Loanda - Escravas, Donas e Senhoras.

Confira abaixo a sinopse de Angola - As Ricas Donas:
Entre os séculos XVIII e XIX, a cidade de Loanda alternou períodos de grande desenvolvimento com outros de pura estagnação, consoante os governos vigentes no Reino e suas diferentes políticas ultramarinas. Tal como vinha acontecendo já desde o século XVII, três constantes marcaram a história de Loanda: o tráfico atlântico da escravatura, a deportação ou degredo de criminosos para Angola e a superioridade das famílias crioulas, ou luso- descendentes, às quais pertenciam as Ricas-Donas. As estórias destas mulheres acabariam por se fundir com a história da cidade de Loanda e não será possível dizer com propriedade como teriam sido as suas vidas. Embora ficcionadas, estas poderão ter sido as estórias das Ricas-Donas de Loanda.

Neste novo livro, Isabel Valadão procura «a partilha com os leitores de pedaços do passado da História de Angola e, desse passado, as estórias das inúmeras personagens que neles ganharam vida, sobretudo daqueles em que fixei a minha investigação – as Donas [Loanda, Donas e Senhoras] e a marca que de si deixaram até aos nossos dias e de quem tão pouco se fala. E também a gente anónima que sofreu a ignomínia da escravidão humana.

Neste livro, chegam-nos as palavras de uma Eufrosina ressuscitada, saída desse tempo ancestral para estas páginas.»

0 comentários:

Enviar um comentário