domingo, 23 de Fevereiro de 2014

[Óscares 2014] Melhor Filme: Her



Título em Portugal: Uma História de Amor
Género: Drama/Ficção Científica/Romance
Duração: 126 minutos
Orçamento ($): 20 Milhões
Realizador: Spike Jonze
Argumento: Spike Jonze
Elenco: Joaquin Phoenix, Scarlett Johansson, Amy Adams


SINOPSE OFICIAL
Los Angeles, EUA, num futuro próximo. Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor sensível que ainda se debate com um forte sentimento pela ex-mulher. Mas a sua vida não será a mesma quando decide comprar um novo programa de inteligência artificial que promete ser a solução para os mais solitários. Depois de iniciar o sistema, Theodore conhece Samantha (Scarlett Johansson), uma voz feminina que o surpreende com a sua sensibilidade, intuição e sentido de humor. Assim, à medida que o tempo vai passando, nasce entre ambos um sentimento de proximidade tão grande que acaba por se converter em algo que se começa a parecer cada vez mais com amor verdadeiro.

LUGAR NOS ÓSCARES
Em 1968, Stanley Kubrick e o seu 2001: A Space Odyssey revolucionaram o cinema de ficção científica, e fizeram-no de forma tão arrebatadora, tão avançada para a época, que quase acabaram com a necessidade de mais ficção científica no grande ecrã. Desde aí, contam-se pelos dedos de uma mão os filmes do género igualmente capazes de inovar e criticar de forma corrosiva os males da sociedade moderna. Eis que chegamos, no entanto, a Her, que, sendo mais um romance que um filme de ficção científica, não o deixa de ser, pelo que merece bem um lugar de destaque ao lado de clássicos sci-fi como 2001. É um filme relativamente simples, mas muito ternurento, brutalmente honesto, por vezes divertido, um tanto ou quanto cruel. Quer o considerem ou não um concorrente de peso aos Óscares, será no mínimo de assinalar a forma como Spike Jonze expõe a nossa actual dependência por tecnologia, a necessidade crescente de nos ligarmos a outras pessoas, a outras vozes, e nos permitirmos sentir alguma coisa. Joaquin Phoenix personifica-o na perfeição no papel do destroçado Theodore à medida que nos apaixonamos com ele pela maravilhosa voz de Scarlett Johansson. Her é um filme a que o futuro dará certamente o destaque merecido.

PRINCIPAIS DESTAQUES
Her é mais um filme de detalhes que de grandes sequências, mas fica na retina a cena em que a Samantha de Johansson canta «The Moon Song», tema composto por Karen O., dos Yeah Yeah Yeahs, e nomeado para o Óscar de melhor canção original. Ou a cena de sexo «virtual» entre Theodore e Samantha. Ou o hilariante videojogo com que Theodore se entretém nos tempos livres. É complicado escolher. O principal destaque de Her é o próprio filme em toda a sua duração.

AVALIAÇÃO FINAL: 8,5/10

0 comentários:

Enviar um comentário