segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2014

Espanhóis desenvolvem tecnologia para viver outra vida



«"Cada um sabe onde o sapato lhe aperta" é um conhecido ditado que faz ver que cada um é que sabe as dificuldades da sua própria vida – e que os outros são meros espectadores. Mas agora, o coletivo de arte espanhol BeAnotherLab está a desenvolver uma "máquina para poder ser outro", uma ferramenta baseada nos princípios da realidade virtual e que permitirá experienciar vivências alheias e ‘entrar’ no corpo de outra pessoa.

Graças a esta tecnologia improvável, vai ser possível dançar com os pés de uma bailarina, saber como é estar num corpo do sexo oposto… só para dar alguns exemplos. E não será difícil: basta colocar uns óculos especiais que estarão ligadas a um software específico.

Esta ferramenta está a ser trabalhada desde 2012 e começou por ter como objetivo o debate social, mas agora os cientistas estão a adaptá-la como um instrumento para investigações ligadas à neurociência, para criar e medir a empatia social.

Até agora já foram lançadas três experiências de "intercâmbio de corpos": nelas, atores conduziam os utilizadores numa espécie de guião narrativo que permite "submergir" na identidade de outra pessoa.

A mais recente é a que permite a "mudança de sexo": dois utilizadores – um homem e uma mulher – experimentam a pele do outro. Tocam partes dos seus próprios corpos enquanto veem através das lentes a mesma parte que tocam, mas do corpo do outro.»



Via Correio da Manhã.

0 comentários:

Enviar um comentário