sexta-feira, 29 de Novembro de 2013

Três contos inéditos de J. D. Salinger surgem on-line

«Três contos nunca publicados do escritor J. D. Salinger, morto em 2010, surgiram na Internet esta semana após aparecerem num leilão no site eBay. O leilão, que terminou a 23 de Setembro, alertava que o livro Three Stories continha três histórias inéditas: "Untitled or Paula" (1941), "Birthday Boy" (1946) e "The Ocean Full of Bowling Balls" (sem data).

O livro foi publicado por um utilizador numa comunidade de troca de arquivos de acesso restrito. Em conversa com o site Buzzfeed, Kenneth Slawenski, um estudioso da vida de Salinger, confirmou a autenticidade dos textos.

Uma das histórias, "The Ocean Full of Bowling Balls", ainda tem ligação com o seu romance mais famoso: The Catcher in the Rye. Um dos personagens do conto é Kenneth Caulfield, também conhecido como Allie e irmão do protagonista do célebre livro, Holden Caulfield. Esse conto não é inédito e foi doado por Salinger, em vida, à biblioteca da Universidade de Princeton.

O próprio Salinger doou o seu conto para a universidade, mas estipulando que este só poderia ser publicado 50 anos após a sua morte – ou seja, após 27 de Janeiro de 2060.

Segundo David Ulin do jornal LA Times, alguns desses textos não chegam a ser obras-primas: "Tal como grande parte do trabalho inicial de Salinger, ['Birthday Boy' e 'Paula'] são escritos de aprendiz, e no caso de 'Paula', nem sequer é um rascunho apresentável."

Enquanto isso, a família do escritor estaria a preparar-se para publicar algumas obras inéditas do autor em 2015 e nos anos seguintes.»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário