quinta-feira, 26 de Setembro de 2013

Bela Vista inspira três filmes portugueses em estreia


Três filmes produzidos e realizados no bairro da Bela Vista, em Setúbal, vão estrear em sala no dia 7 de Novembro. Com universos e géneros distintos, mas um mesmo ambiente social que os relaciona, Um Fim do Mundo, Cama de Gato e Bela Vista apresentam visões ficcionais e documentais de um mesmo bairro e das personagens que o habitam.

Todos os filmes estrearam em festivais nacionais – Cama de Gato no IndieLisboa'12, Bela Vista no doclisboa'12 e Um Fim do Mundo no IndieLibsoa'13 e têm marcado desde então presença em festivais internacionais como o IDFA em Amesterdão, o FIDOCS no Chile ou ainda o Festival de Cannes e a Berlinale.

Um Fim do Mundo é uma ficção e a primeira longa metragem de Pedro Pinho, que o realizador descreve como «uma deambulação minimalista, onde não se passasse nada mas tudo pudesse acontecer. Um grupo de raparigas e rapazes perdidos num tempo estendido, num dia que se prolonga sem querer acabar. Uma praia no principio do Verão com corpos estendidos ao sol que nem lagartos e incursões colectivas na água ainda fria do oceano.»



Cama de Gato, ficção filmada em estilo documental dos realizadores Filipa Reis e João Miller Guerra, tem uma protagonista, Joana, uma jovem mãe que, segundo os realizadores, é «uma boneca de loiça pintada, frágil, pálida, com um laçarote na cabeça. Aos poucos foi-se partindo ganhando uma complexidade encantadora.»



Bela Vista, dos mesmos realizadores, é um documentário que retrata a Bela Vista, em Setúbal, através das fileiras de prédios interligados por corredores que denunciam a vida do bairro e as histórias que o povoam. «Somos convidados a entrar neste bairro onde vivem pessoas absolutamente comuns, onde o tempo parece arrastar-se: estendem a roupa, vêem televisão, apanham banhos de sol na varanda, a música toca e propaga-se no espaço, ouve-se de janela em janela», explica a dupla de realizadores.



Um Fim do Mundo foi um filme co-produzido pela Vende-se Filmes e a Terratreme e Cama de Gato e Bela Vista foram produzidos pela Vende-se Filmes. A distribuição dos três filmes está a cargo da recém-criada Projectos Paralelos, empresa irmã da Zero em Comportamento – Associação Cultural.

0 comentários:

Enviar um comentário