terça-feira, 21 de Maio de 2013

Vencedora do Festival da Eurovisão é acusada de plágio


«O Festival Eurovisão da Canção pode ter perdido a aura glamorosa de outrora, pelo menos em Portugal, mas continua a ser um acontecimento seguido por milhões e comentado além da cerimónia. Ainda Emmelie de Forest está a festejar a sua vitória de sábado, em Malmö, na Suécia, com "Only Teardrops", e já vê a sua glória ameaçada. “Plágio!” é a acusação que cai em catadupa nas redes sociais holandesas.

Para os internautas holandeses indignados, "Only Teardrops", sucessora de "Puppet on a String", de Sandie Shaw, ou de "Waterloo", dos ABBA, no livro de honra do Festival Eurovisão, não será então mais que um plágio descarado de "I Surrender", uma canção de 2002 dos K-Otic, grupo holandês de vida curta (esteve activo entre 2001 e 2003). Partilham, isso é certo, uma melodia inicial de flauta que surge de forma recorrente ao longo da canção.

O burburinho nas redes sociais foi amplificado pelo De Telegraaf, que ouviu um produtor e jurado de programas televisivos, Eric van Tijn. Este reconheceu que a introdução de flauta é claramente igual, nota a nota, mas que essa é a única semelhança entre as duas canções. Sietse Bakker, porta-voz da Eurovisão, por sua vez, declarou à agência Novum que “existe uma diferença entre plágio e soar a uma outra canção”. E acrescentou: “Todos os anos alguém diz que uma [canção] concorrente soa a outra canção, mas pela minha experiência, nunca se chega à conclusão que se trata de plágio.”

Entretanto, o El País dava conta de que a voz da canção alegadamente plagiada, Bart Voncken, não se apercebera das semelhanças enquanto assistia à cerimónia. Foi o que contou em entrevista à rádio holandesa 3FM, acrescentando que, apesar da coincidência de várias notas, não considera que se possa considerar "Only Teardrops" um plágio.»

Confira abaixo «Only Teardrops», a canção vencedora do Festival de Eurovisão 2013, e «I Surrender», dos K-Otic.





Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário