quinta-feira, 23 de Maio de 2013

Começa hoje a Feira do Livro de Lisboa


«O reforço da programação é este ano a marca de água da Feira do Livro de Lisboa que abre [hoje] e termina no dia 10 de junho. O objetivo é atrair mais público e vender mais livros.

Com 241 pavilhões, a participação de 480 editoras e chancelas, e mais de 100 mil livros disponíveis em banca, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) acredita que "o volume de negócios poderá crescer entre 10% a 15% em relação à edição anterior", mas não revela montantes.

O factor tempo também deverá dar uma ajuda. "O facto do certame este ano ser um mês mais tarde do que nos últimos anos, avançando para datas mais tradicionais - de 23 de maio a 10 de junho -, fará, no nosso entender, que mais gente se desloque ao Parque para aproveitar os dias mais longos e as noites mais quentes", diz Pedro Pereira da Silva, vice-presidente da APEL.

A grande expectativa é conseguir levar à Feira mais de meio milhão de visitantes nem que seja para assistirem às mais de 600 atividades já agendadas e ainda com a programação por fechar.

As novidades são para todas as faixas etárias. Voluntariado, Clube da Leitura e Conferência de Edimburgo são algumas das estreias da grande festa do livro. Mas é no público infanto-juvenil que a Feira mais vai inovar.

Entre as iniciativas destinadas às crianças às famílias, a decorrer no Espaço Infantil da Feira, onde um xadrez humano dará o mote para a brincadeira, destaque para os serões de contos, ateliês de ilustração e de arquitetura, atividades na área da música e do teatro, sessões de teatro Os Robertos, histórias para bebés, contos em inglês, lançamentos de livros, animação de rua, sussurradores de palavras, entre tantas outras atividades. Para o Dia da Criança (1 de junho) e Dia do Ambiente (5 de junho), estão previstas atividades especiais, como dramatizações e experiências científicas.

Além dos habituais debates, apresentações, lançamentos e sessões de autógrafos, alguns dos grandes editores reforçam a sua presença nesta edição, aumentando o seu espaço de exposição e intensificando a programação, como é o caso da Porto Editora e do Grupo Leya, que continuarão a ter os seus pavilhões reunidos numa praça. José Menezes, assessor da direção da Leya, avança que o grupo terá "a comemoração dos 15 anos da atribuição do Nobel da Literatura a José Saramago como ponto de partida", e revela que os fins de tarde e as noites da Praça Leya serão de cinema às segundas, terças e quartas e de música e espetáculos de palco nos restantes dias da semana.

Destaque, também, para a primeira participação da CPLP que, no seu pavilhão, contará com uma mostra de livros oriundos dos Países de Língua Portuguesa.

Com o objetivo de promover a partilha de ideias, interpretações e emoções, esta edição os visitantes da Feira poderão participar no Clube da Leitura, promovido por várias Comunidades de Leitura. Neste espaço, os participantes poderão ler em comunidade, discutir e conversar sobre os livros selecionados. A Noite, de José Saramago, promovido pelo grupo Paisagens Literárias de Lisboa; O Vento Assobiando nas Gruas, de Lídia Jorge, promovido pelo Grupo de Leitores de Filipa Melo; e O Ano Sabático, de João Tordo, promovido pelas livrarias Bulhosa, são alguns dos Clubes já agendados.

Com o patrocínio do British Council e a colaboração do grupo EUNIC (European Union National Institutes for Culture), a Feira do Livro de Lisboa vai, também, receber a Conferência de Edimburgo, uma conferência mundial de escritores que se juntam para debater o papel da literatura na atualidade. A Conferência de Edimburgo irá percorrer 15 cidades diferentes durante o ano de 2013, chegando sábado à capital.

Com horário alargado para que os visitantes possam "usufruir mais tempo da companhia dos livros", o certame decorre entre as 12h30 e as 23h de segunda a quinta-feira; sexta-feira das 12h30 às 21h; sábado e véspera de feriado das 11h às 24h; e domingo das 11h às 23h.»

Via Expresso. Mais informações no Público. Agenda integral de eventos aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário