sexta-feira, 24 de Maio de 2013

Hoje é Noite da Literatura Europeia em Lisboa


«A Noite da Literatura Europeia realiza-se hoje, em Lisboa, pela primeira vez, com a participação, entre outros, dos autores Afonso Cruz, Massimo Gramellini e Carme Riera.

No total, nesta noite que começa às 18h30 e decorre em vários pontos da capital, entre o Chiado e o Rato, participam oito escritores que vão ler excertos da sua obra na língua natal, e um ator ou estudante de teatro, que lerá a respetiva tradução para português. O projeto, da União Europeia de Institutos de Cultura (EUNIC, sigla da designação em inglês, European Union Institutes of Culture), foi iniciado em 2008, em Praga, e tem como objetivo "divulgar a literatura europeia de forma criativa, num formato invulgar", afirma a organização em comunicado.

A organização desta noite é constituída pelos diferentes institutos de Língua e Cultura da União Europeia, entre os quais o Instituto Camões, e visa dar "a conhecer obras de oito escritores europeus contemporâneos". Nos itinerários escolhidos serão lidos excertos, na língua original, pelos autores presentes, e na tradução para português, por atores ou alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), das obras escolhidas.

O livro do ano é a obra escolhida de Afonso Cruz, cuja leitura, encenada por Tiago Guedes, será feita pela atriz Isabel Abreu, na Galeria Zé dos Bois, no Bairro Alto. Esta leitura será acompanhada por ilustrações e música interpretada pelo escritor.

Entre os autores presentes, estará o italiano Massimo Gramellini, que vai ler trechos do seu livro Tem bons sonhos, no Museu Mãe d'Água, nas Amoreiras. De Espanha virá Carme Riera, autora de No último azul, obra da qual lerá excertos no Museu da Farmácia, no Alto de Santa Catarina. Mathias Énard é o autor francês escolhido que vai apresentar trechos do seu livro Fala-lhes de batalhas, reis e elefantes, e estará no Convento dos Cardaes, na rua de O Século, ao Príncipe Real. Lucien Vasilescu foi o poeta escolhido pela Roménia que vai ler poemas seus no Orpheu Caffé, também no Príncipe Real.

A língua inglesa estará representada pelo irlandês Keith Ridgway, que lerá excertos do livro The Spetacular no Centro Nacional de Cultura, no Chiado. A língua alemã será representada por Wofgang Herrndorf. O ator Ulisses Ceia vai ler excertos da obra Adeus Berlim, no elétrico n.º 28, no percurso entre os largos Camões e o da Estrela. Rosa Likson representa a Finlândia, lendo algumas passagens da sua obra Os paraísos do caminho vazio e outros contos, no Quartel do Carmo, antigo convento carmelita. Fundado por D. Nuno Álvares Pereira.»

Via Diário de Notícias.

0 comentários:

Enviar um comentário