quarta-feira, 22 de Maio de 2013

Rússia critica votos afegãos no Festival da Eurovisão


«Serguei Lavrov, ministro russo dos Negócios Estrangeiros, garantiu que o seu país não irá descansar enquanto não encontrar resposta para o desaparecimento de votos da representante russa no Festival da Eurovisão.

Segundo Lavrov, a concorrente russa, Dina Mamedianov, deveria ter recebido dez votos, através da votação por SMS, dos telespectadores do Azerbaijão, mas não recebeu nenhum.

Também Elmar Mamedianov, seu homólogo, se mostrou indignado com a discrepância entre dados: “Segundo os dados de todos os operadores de comunicações móveis, a Rússia ficou em segundo lugar, com 10 pontos. A nossa televisão tem que explicar para onde foram esses votos. Muitas pessoas votaram pela participante russa. Trata-se, realmente, de uma história de detetives”.

“Não é nada alegre ver que à nossa participante roubaram dez pontos, principalmente da forma como foi organizado esse evento”, declarou, por sua vez, Lavrov, em conferência de imprensa. “Depois da televisão do Azerbaijão receber, através dos tribunais, todos os esclarecimentos necessários, acordaremos passos comuns para que essa ação indignante não se repita”, assegurou.

Note-se que os russos atribuíram, através de votação por SMS, o máximo de votos – 12 – ao concorrente azeri.

Do concurso, no qual Portugal não participou por motivos financeiros, saiu vencedora a dinamarquesa Emmelie de Forest, com 281 votos, com a participante russa a conseguir a quinta posição, com 174, atrás do Azerbaijão, Ucrânia e Noruega.

No entanto, têm sido muitos a acusar Emmelie de Forest de plágio, uma vez que o tema por ela interpretado na cerimónia, decorrida no sábado, na Suécia, tem um início bastante semelhante à canção "I Surrender", dos holandeses entretanto extintos K-Otic.

No entanto, a Eurovisão, através do porta-voz Sietse Bakker, já veio em defesa da vencedora, realçando a diferença entre um plágio e uma sonoridade semelhante, lembrando que todos os anos surgem críticas idênticas.»

Via Palco Principal.

0 comentários:

Enviar um comentário