segunda-feira, 19 de Novembro de 2012

Lisbon & Estoril Film Festival 2012: Vencedores


«L'Intervallo, primeira ficção do documentarista italiano Leonardo di Costanzo, é o vencedor da secção competitiva do Lisbon & Estoril Film Festival (LEFFest). A história de dois adolescentes de mundos diferentes que um chefe mafioso napolitano obriga a estarem juntos durante um dia inteiro, estreada na secção Orizzonti do festival de Veneza 2012, foi considerada pelo júri, composto pela actriz Fanny Ardant e pelos músicos Sonia Wieder-Atherton e Alfred Brendel, a melhor das onze longas-metragens a concurso.

O Prémio Especial do Júri João Bénard da Costa, em homenagem ao falecido director da Cinemateca Portuguesa, foi ex-aequo para o filme cazaque Student, adaptação livre de Crime e Castigo de Dostoievsky por Darezhan Omirbayev, e para o filme bósnio de Aida Begic Children of Sarajevo, sobre a vida de dois órfãos de guerra na Sarajevo contemporânea. O Prémio Cineuropa coube a Rengaine, do francês Rachid Djaïdani, enquanto o Prémio Melhor Primeira Obra foi atribuído ao documentário colectivo russo Winter, Go Away!. O júri decidiu ainda premiar o actor francês Melvil Poupaud pelo seu papel em Laurence para Sempre, de Xavier Dolan.

O festival dirigido por Paulo Branco [terminou ontem] à noite a sua sexta edição com as ante-estreias de As Voltas da Vida, de Robert Lorenz, com Clint Eastwood, e Cloud Atlas, de Tom Tykwer e dos irmãos Wachowski, com Tom Hanks e Halle Berry.»

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário