terça-feira, 25 de Setembro de 2012

José Luís Peixoto e Lobo Antunes nomeados para Prix Femina


Livro, de José Luís Peixoto, recentemente publicado em França, é um dos onze nomeados da primeira selecção do Prémio Femina. José Luís Peixoto assegura a presença portuguesa nesta selecção, a par de António Lobo Antunes, com O arquipélago da insónia.

Livro elege como cenário a extraordinária saga da emigração portuguesa para França, contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis e da escrita luminosa de José Luís Peixoto. Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um futuro com dupla nacionalidade. Livro foi editado pela Quetzal, em Portugal, em Setembro de 2010. Entretanto foi publicado no Brasil (Companhia das Letras), Espanha (El Aleph Editores) e França (Grasset). Está prevista a publicação em 2013 em Itália, pela Einaudi, estando os seus direitos vendidos para vários outros idiomas.

A obra de Lobo Antunes é traduzida por Dominique Nédellec, intitula-se La nébuleuse de l’insomnie e foi publicada em França em Maio passado. António Lobo Antunes, de 70 anos, publicou em 1979 os seus primeiros livros, Memória de Elefante e Os Cus de Judas, seguindo-se, em 1980, Conhecimento do Inferno. Arquipélago da Insónia foi editado em 2008 pela D. Quixote, no mesmo ano em que o autor recebeu o Prémio do Clube Literário do Porto.

O Prix Femina foi criado em 1904 em França, pelas colaboradoras da revista Vie Heureuse (actualmente Femina), com o objectivo de concorrer directamente com o Prémio Goncourt, que raramente distinguia mulheres. O júri do Prix Femina é composto exclusivamente por mulheres. Trata-se de um dos prémios mais importantes de França – e o maior com dimensão internacional, uma vez que o Goncourt só distingue literatura francesa. Em 1985, o Femina passou a ter uma categoria para romances traduzidos e publicados em França. O único português distinguido com o Femina foi Vergílio Ferreira, em 1990, com Manhã Submersa.

Uma lista mais reduzida de selecionados será anunciada a 8 de Outubro e o vencedor será anunciado a 19 do mesmo mês.

0 comentários:

Enviar um comentário