As Regras do Tagame
Por: Kenzaburō Ōe
Clube do Autor
Páginas: 352
PVP: 17,80 €
Está nas livrarias um novo romance do Prémio Nobel da Literatura Kenzaburō Ōe. Leia abaixo a sinopse de As Regras do Tagame:
As Regras do Tagame é uma notável história de amizade, perda e ambição artística que confirma Kenzaburō Ōe como um dos maiores talentos literários do nosso tempo. Nele, o autor combina ficção e realidade, refletindo sobre a condição humana e os temas que dão forma ao leitmotiv da sua obra: a incompreensão, a violência e a identidade.
A história começa com o suicídio de Gorō, um famoso realizador japonês, e com a consequente partida para a Alemanha de Kogito, alter-ego do próprio autor, em busca de respostas para o ato inesperado do cunhado e amigo de juventude. Ao que parece, Gorō não soube lidar com as pressões de alguma comunicação social que o acusava de ter estado com uma jovem bastante mais nova do que ele, durante uma estadia na Alemanha, e decidiu colocar termo à vida.
E aquilo que começa com um acontecimento inesperado rapidamente se revela uma desconcertante pintura do ser humano de hoje. Partindo da estreita relação de amizade entre Gorō e Kogito, Kenzaburō Ōe partilha neste livro uma perspetiva nada complacente da corrupção política, do nacionalismo radical e da própria yakuza, a conhecida máfia local, que Goro havia satirizado em alguns dos seus filmes e que pode, afinal, estar por detrás da morte do realizador.
Assim, entre as florestas do sul do Japão (Ōe) e as ruas inquietas de Berlim, Kogito acaba por confrontar-se com os fantasmas do passado e por encetar uma viagem pelos caminhos da existência humana e pelo sofrimento da alma artística.
1 comentários:
Enviar um comentário