quarta-feira, 27 de Junho de 2012

Portugal conquista 14 prémios no Mundial de Robôs


«Portugal conquistou 14 galardões no campeonato mundial de robôs realizado no México, nove dos quais foram primeiros prémios, de acordo com dados hoje disponibilizados por um cientista português que participou na organização da prova.

Nas provas seniores, uma equipa da Universidade de Aveiro arrecadou um primeiro prémio, mas foi nos escalões juniores e juvenis que Portugal mais troféus conquistou, refere o resumo das classificações enviadas à agência Lusa por Paulo Lima, professor no Instituto Superior Técnico (IST), de Lisboa.

O galardão conquistado pela equipa de Aveiro referia-se à competição de futebol entre robôs, modalidade que tem por objectivo conseguir que uma equipa de autómatos vença a selecção mundial de jogadores de futebol até 2050, referiu ainda o cientista.

A delegação portuguesa que participou na Robocup 2012, realizada na cidade do México até à madrugada de domingo, era a sétima maior das 35 participantes, num total a rondar os 2.000 participantes, e tinha cerca de 80 elementos divididos por 21 equipas.

Equipas do agrupamento escolar Damião de Góis ganharam um primeiro prémio em dança, enquanto o agrupamento escolar de S. Gonçalo (Torres Vedras) venceu um concurso de futebol na classe júnior.
Os alunos torrienses conseguiram ainda distinções em dança e noutra classe de futebol júnior. A Escola Secundária de Amares conseguiu também dois primeiros lugares em dança, em que o agrupamento escolar Santos Simões (Guimarães) ganhou igualmente outro primeiro lugar. Também de Guimarães, a Escola Profissional Cenatex arrecadou três primeiros lugares noutras tantas categorias de futebol júnior, além de um segundo e de um terceiro. Na modalidade de robôs de busca e salvamento, uma equipa do agrupamento escolar Eça de Queirós (Lisboa) conquistou o troféu de melhor apresentação.

Os campeonatos mundiais de robótica realizam-se desde 1997. Lisboa recebeu o evento em 2004 e, no ano passado, decorreu na Turquia.»

Ler no Sol e no Público.

0 comentários:

Enviar um comentário