«Alexandre Dale é o vencedor do Prémio Literário Cidade de Almada 2014, com o romance original Tsunami – Como é que eu vim aqui parar?. O galardão foi atribuído no dia 18 de setembro, no Fórum Municipal Romeu Correia – Sala Pablo Neruda.
Alexandre Dale (Lisboa, 1961) é escritor, poeta, músico, compositor e cantor. O autor já havia sido distinguido, em 2002, pelo Prémio Literário Cidade de Almada, com o romance O Ouro.
Em 2014, estiveram a concurso 61 obras literárias originais. O romance foi distinguido pelo júri constituído por Serafina Maria Grazina Martins, em representação da Câmara Municipal de Almada, José Correia Tavares, em representação da Associação Portuguesa de Escritores, e José do Carmo Francisco, em representação da Associação Portuguesa dos Críticos Literários.
Instituído pela Câmara Municipal de Almada em 1989, o Prémio Literário Cidade de Almada é considerado uma referência nacional na área da literatura e na promoção da criação literária em língua portuguesa. Ao vencedor da edição 2014 será atribuído um prémio pecuniário no valor de cinco mil euros.»
Confira abaixo a sinopse do romance vencedor:
Tsunami – Como é que eu vim aqui parar? é um romance estático, onde praticamente não existe acção; na verdade, tudo o que se passa acontece numa esplanada, no tempo de alguém beber alguns cafés e alguns whiskies. Este (não) acontecimento constitui o ponto principal do enredo, mas a contagem das bebidas é complicada.
A personagem principal, um homem ainda novo, pensa – e o leitor assiste ao desenrolar de um monólogo interior em que se deixa "ir o pensamento para onde lhe apetecer". Não há um enredo, na sua forma convencional; substitui esse enredo a composição de um homem fracassado (especialmente como escritor) e que, de maneira muito bela, nos revela a sua multifacetada autodesilusão.
Via CMA.
Diário de Notícias - Últimas
Chloé dedica desfile à fundadora Gaby Aghion - Gaby Aghion, fundadora da marca francesa de moda Chloé, morreu sábado em Paris, aos 93 anos, um dia antes do desfile da marca, que lhe foi dedicado
Há 3 minutos
0 comentários:
Enviar um comentário