quinta-feira, 21 de Agosto de 2014

Suecos inventam loiça que não precisa de ser lavada


«Se tem pratos acumulados no lava-loiça, esta poderá ser a solução ideal para si. Um estúdio sueco criou um conjunto de taças e pratos de cozinha feitos de celulose revestida com uma cobertura hidrofóbica que repele a comida.

As peças foram criadas pelo estúdio Tomorrow Machine, em parceria com a empresa de investigação Innventia, e não precisam de ver a cor do detergente, mantendo-se sempre limpas – o que poupa trabalho, água, e evita a poluição das águas.

Além disso, são peças biodegradáveis uma vez que são produzidas num material feito à base de celulose. A pasta de celulose criada pela Innventia é aquecida e depois colocadas em moldes, tornando-se tão rígida como uma peça de cerâmica. Contudo, "é mais leve e não se parte”, explica a designer Hanna Billqvist, do estúdio Tomorrow Machine, ao site Dezeen.

O revestimento foi desenvolvido pelo KTH Royal Institute of Technology e simula a textura de uma folha de lótus para tornar as superfícies superhidrofóbicas.

A designer explica que este revestimento ainda está em fase de desenvolvimento pelo que, por enquanto, os protótipos da Tomorrow Machine ainda não estão prontos para serem comercializados.»

Via Boas Notícias.

0 comentários:

Enviar um comentário