segunda-feira, 18 de Agosto de 2014

Gap criticada por fotografia com modelo demasiado magra


«Um tweet publicado pela Gap a 4 de Agosto pretendia promover um vestido de xadrez em tons pastel. As reacções à publicação não se fizeram esperar mas os comentários feitos não foram sobre a roupa, foram sobre a modelo que a vestia.

“Fantasma esqueleto”, “malnutrida”, “doente”, foram apenas algumas das críticas feitas ao aspecto da jovem, considerada demasiado magra pela maioria dos seguidores da Gap.

O tweet mantém-se disponível [duas semanas] depois apesar dos comentários. “A sério Gap? Em que mundo as pessoas são assim? Talvez pudesses escolher modelos que representam raparigas normais e não um fantasma esqueleto”, reagiu uma comentadora. “Esta fotografia é terrível”, acrescenta uma outra. “A Gap não alimenta as suas modelos? A sério, ela parece doente. Por favor, para a próxima usem mulheres com um ar saudável nos vossos anúncios”, opina mais uma mulher.

A marca de roupa não reagiu no Twitter às acusações, mas uma porta-voz da empresa respondeu às críticas em declarações à revista People. “As nossas intenções sempre foram as de celebrar a diversidade no nosso marketing e enaltecer as pessoas pelo que são”, disse Edie Kissko.

O responsável sublinhou que “depois de alguma reflexão, a empresa percebeu a sensibilidade em torno da fotografia” e que o "feedback dos clientes é importante” para a empresa e que o diálogo é um meio “importante para aprender”.

A Gap mantém a imagem da modelo no Twitter, mas na sua página online, o vestido de xadrez é agora usado por uma outra modelo. No Instagram, a marca decidiu não usar qualquer modelo para promover o vestido. Este aparece simplesmente pendurado num cabide.

Casos como este não são inéditos. Em 2011, a marca de roupa britânica Topshop viu-se envolvida numa polémica depois de ter publicado uma campanha publicitária com uma modelo que parecia extremamente magra numa das imagens. A celeuma foi tão grande que a Topshop se viu obrigada a retirar a fotografia da modelo, assegurando, porém, que tudo não passava de uma fotografia mal conseguida e que a modelo é saudável, não tendo qualquer problema de anorexia.»

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário