quinta-feira, 10 de Julho de 2014

Associação pró-tourada compara Bruno Nogueira a Bin Laden



«Está instalada a polémica entre Bruno Nogueira e o toureiro João Moura Júnior. O humorista tem um espetáculo marcado para este sábado na praça de touros de Montemor-o-Novo. Na sua página no Facebook, João Moura Jr. reagiu rapidamente, publicando um comunicado de uma associação que apoia as touradas, e cujos membros parecem estar indignados pelo facto de um artista que é contra este tipo de espetáculos polémicos com animais ir atuar numa praça de touros.

O comunicado da associação que defende touradas chega a comparar Bruno Nogueira ao terrorista Bin Laden, como pode ler-se mais abaixo.

"Não queremos que o anti-taurino Bruno Nogueira atue na praça de touros de Montemor-o-Novo", começa por dizer o comunicado, em letras maiúsculas e com ponto de exclamação. Depois, é o que se segue:

"A Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica, ao ter conhecimento que está anunciado um espectáculo, para o próximo dia 12, com o humorista anti taurino Bruno Nogueira, e para a Praça de Toiros de Montemor-o-Novo, não pode deixar de condenar veementemente que se permita acontecer tal situação.

Sendo bem verdade que este facto caracteriza o humorista anti taurino em termos de convicção nos seus ideais, devemos, também, e enquanto aficionados, questionar se é este o caminho a seguir? A 'luta' de Bruno Nogueira contra a Tauromaquia é sobejamente conhecida e está documentada.

Quem não se lembra do célebre programa da TSF, Tubo de Ensaio, com o título 'Gabriela Bandarilha e Canela'? Ou o mesmo programa com o titulo 'João Moura Jr., o pior amigo do homem'? Será que vamos oferecer ao humorista anti taurino tempo de antena, e recursos, para que possa manifestar-se, na nossa própria casa, contra a actividade que defendemos?

Será que nos vamos permitir ser nós próprios a alimentar a luta anti taurina? Será que vamos permitir que pise uma arena onde gerações e gerações de Homens têm colocado em risco as suas vidas ao serviço de uma Arte da qual o humorista anti taurino escarnece e a qual despreza?

Deixamos ao critério dos aficionados a resposta a estas questões, mas, salvaguardadas as devidas distâncias, a Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica só encontra paralelo moral nesta situação com aquilo que teria significado ter-se permitido a Bin Laden participar numa palestra, antes do 11 de Setembro, num dos auditórios do World Trade Center. A Bem da Festa Brava, A Direcção da ATCT".»

Via Nova Gente.

0 comentários:

Enviar um comentário