terça-feira, 8 de Abril de 2014

Zeca Afonso – Livra-te do Medo (José A. Salvador)


Zeca Afonso – Livra-te do Medo
Por: José A. Salvador
Edição: Porto Editora
Prefácio: Adelino Gomes
Páginas: 304
PVP: 17,70 €

Chega às livrarias no dia 17 de Abril «a obra mais completa até hoje publicada sobre José Afonso», uma biografia largamente ilustrada com fotografias, fac-símiles de manuscritos e vários documentos inéditos dos arquivos da PIDE e da censura.

Prefaciado por Adelino Gomes, este livro apresenta uma longa entrevista ao cantautor, bem como depoimentos de familiares e amigos. Permite ainda conhecer a sua relação com a literatura, a sua biblioteca (com 829 livros numerados e assinados), o início da carreira, os tempos de perseguição e prisão, e a doença que lhe foi fatal.

Confira abaixo a sinopse de Zeca Afonso – Livra-te do Medo:
Em 2014 ocorrem dois aniversários históricos, assinalados por esta edição. Em maio de 1964, passam agora 50 anos, José Afonso foi cantar à Sociedade Fraternidade Operária Grandolense, acontecimento que o inspiraria a escrever, dias depois, um poema dedicado a Grândola, musicado e cantado para o álbum Cantigas do maio de 1971. A 25 de abril de 1974, esta canção seria utilizada pelo MFA para desencadear o golpe militar que derrubou o regime de Salazar- -Caetano, devolvendo a liberdade ao povo português e abrindo caminho à independência das ex-colónias portuguesas.

0 comentários:

Enviar um comentário