sábado, 15 de Fevereiro de 2014

[Óscares 2014] Melhor Filme: Captain Phillips



Título em Portugal: Capitão Phillips
Género: Biografia/Drama/Thriller
Duração: 134 minutos
Orçamento ($): 55 Milhões
Realizador: Paul Greengrass
Argumento: Billy Ray
Elenco: Tom Hanks, Barkhad Abdi, Barkhad Abdirahman
Tagline: Out here survival is everything.


SINOPSE OFICIAL
Abril de 2009. No Índico, a 500 quilómetros da Costa da Somália, um porta-contentores norte-americano de 17 mil toneladas - o Maersk Alabama - é atacado por piratas somali. O capitão Richard Phillips (Tom Hanks), um homem com mais de três décadas de experiência no mar, percebe a gravidade da situação e aceita ser feito refém em troca da liberdade da sua tripulação. Os cinco dias que se seguem, a bordo de um pequeno bote salva-vidas com o jovem chefe somali Abde Wale Abdul Kadhir Muse (Barkhad Abdi), são de pura tensão.

LUGAR NOS ÓSCARES
Apanhado de surpresa por um grupo de rebeldes estrangeiros, um americano vê-se obrigado a sacrificar a sua própria segurança para proteger a dos companheiros. Argo? Não, não, este ano é a Captain Phillips que pertence a honra. E se é altamente improvável que, como Argo, o novo filme de Paul Greengrass termine a noite com a conquista da cobiçada estatueta, a verdade é que é uma película dramática, envolvente e, no geral, bastante bem conseguida. Claro que, para quem acompanha os noticiários, a história não será propriamente uma surpresa (até porque o incidente na qual é baseada nem sequer ocorreu há assim tanto tempo), mas Tom Hanks e companhia fazem, de qualquer modo, um tão bom trabalho a executá-la que nos aceleram o coração em diversas cenas. Trata-se, portanto, de um filme que, embora não muito ambicioso, vale bem a pena ver.

PRINCIPAIS DESTAQUES
Tom Hanks é o actor perfeito para «carregar» este tipo de histórias que exigem uma actuação mais realista (veja-se a última cena, no consultório médico, porventura a melhor de todo o filme), mas o lote de piratas que a ele se juntam não fica nada atrás. E o mais impressionante são as suas origens reais. Quem diria, por exemplo, que, antes de Captain Phillips, Barkhad Abdi trabalhava como motorista e não tinha quaisquer ambições de actuar no que fosse? O somali revela-se um verdadeiro achado, está merecidamente nomeado ao Óscar de melhor actor secundário e oxalá a sua carreira no mundo da representação não termine por aqui. O mesmo pode ser dito, ainda que a menor escala, de Barkhad Abdirahman, no papel do rude Bilal. Surpreendente.

AVALIAÇÃO FINAL: 7/10

0 comentários:

Enviar um comentário