domingo, 9 de Fevereiro de 2014

[Óscares 2014] Melhor Filme: American Hustle



Título em Portugal: Golpada Americana
Género: Crime/Drama
Duração: 138 minutos
Orçamento ($): 40 Milhões
Realizador: David O. Russell
Argumento: Eric Warren Singer e David O. Russell
Elenco: Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper, Jennifer Lawrence
Tagline: Everyone Hustles to Survive.


SINOPSE OFICIAL
Situado no fascinante mundo de um dos escândalos mais impressionantes que abalou os EUA, American Hustle é uma ficção sobre a história do brilhante vigarista Irving Rosenfeld (Christian Bale), que em conjunto com a igualmente astuta e sedutora Sydney Prosser (Amy Adams) se vê forçado a trabalhar para Richie DiMaso (Bradley Cooper), um alucinado agente do FBI. DiMaso empurra-os para o mundo vigarista e mafioso de Jersey que tem tanto de perigoso quanto de aliciante. Carmine Polito (Jeremy Renner) é um apaixonado e volátil político de Jersey que acaba envolvido nesse universo de polícias e vigaristas. E Rosalyn (Jennifer Lawrence), a imprevisível mulher de Irving, poderá ser aquela a puxar o fio que fará todo este mundo desabar.

LUGAR NOS ÓSCARES
Ao bom e velho estilo de The Sting, que no longínquo ano de 1974 «limpou» a Academia, conquistando sete das dez estatuetas para as quais foi nomeado, American Hustle é uma história de polícias e ladrões e ladrões que são obrigados a trabalhar com polícias e polícias que têm o sentido moral de ladrões. Baseia-se num episódio verídico, uma operação de nome ABSCAM, promovida pelo FBI, nos Estados Unidos, no final dos anos 70, e é assinado por David O. Russell, o que é sempre bom sinal. Infelizmente, ao assistir a um filme com um elenco tão recheado de talento como este, é difícil não se ficar a suspirar por um enredo a condizer. Não é que a história seja fraca, até tem os seus momentos e algumas tiradas bastante interessantes, mas custa a arrancar e é por vezes demasiado complexa para seu próprio bem. Por outras palavras, não está ao nível do fantástico elenco que a constitui, razão pela qual, ao contrário de The Sting, não deverá ser capaz de materializar em sete Óscares as suas dez nomeações.

PRINCIPAIS DESTAQUES
Os suspeitos do costume de David O. Russell são o evidente destaque de American Hustle. Christian Bale mostra uma vez mais que é um dos melhores actores do mundo; Amy Adams, cada vez mais segura, faz possivelmente a melhor interpretação da sua carreira; Bradley Cooper é o habitual misto de carisma, energia e arrogância que é impossível não admirar; e que dizer da magnífica Jennifer Lawrence, que, num papel aparentemente secundário, rouba cada cena em que surge? Vê-la vibrar ao som de «Live and Let Die» é talvez o melhor momento de todo o filme.

AVALIAÇÃO FINAL: 7/10

0 comentários:

Enviar um comentário