sexta-feira, 13 de Dezembro de 2013

Cientistas descobrem data do fim do mundo


«A vida na Terra já tem data para terminar: daqui a 1,15 mil milhões de anos. E o fim será infernal, segundo um estudo recém-divulgado.

Sabe-se já que o Sol paulatinamente aumenta a quantidade de radiação que emite para a Terra, ao longo de milhares de milhões de anos. No princípio do Sistema Solar, há 4,7 mil milhões de anos, o brilho solar era 15% menos intenso do que hoje. A grande questão é saber quando essa escalada de radiação será suficientemente forte para levar a um efeito de estufa descontrolado.

É aqui que entra o trabalho de Jérémy Leconte, do Instituto Pierre Simon Laplace, em Paris, e dos seus colegas, publicado na edição de [ontem] da revista Nature.

O grupo produziu um modelo climático global em 3D que mostra quanta energia solar é necessária para fazer os oceanos evaporarem por completo. Na simulação, isso acontecerá daqui a 1,15 mil milhões de anos, quando toda a água, agora na forma de gás, se acumulará na atmosfera. O efeito de estufa produzido é tão poderoso que a temperatura global no planeta chegará a 1.600 graus Celsius.»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário