sexta-feira, 15 de Novembro de 2013

Parque da Mônica é inaugurado amanhã na Amadora


«São cerca de 4 mil metros quadrados de parque, localizado na zona da Falagueira, na Amadora. Ocupa espaços da Fábrica da Cultura, área que se encontrava degradada e onde se chegou a realizar o festival internacional de Banda Desenhada – a 24.ª edição terminou precisamente esta semana. Este sábado, 16 de Novembro, apresenta-se a renovação completa da zona e abre portas oficialmente o Parque da BD – Turma da Mônica / Maurício de Sousa, precisamente no ano em que se celebra o 50.º aniversário da célebre personagem.

Para o dia da inauguração (a partir das 10h), o parque conta com animação no local e insufláveis para as crianças. Além de incluir diversões e equipamentos baseados no universo criados pelo autor brasileiro homenageado, este é também um parque onde os mais crescidos podem viajar por memórias de infância e recordar personagens como a comilona Magali, o matreiro cão Bidu, o afável mas pouco higiénico Cascão, o receoso Cebolinha ou, claro, a imponente Mônica, a menina de temperamento difícil que dá nome à banda desenhada e a que alguns chamam “dentuça”, arriscando-se a levar umas boas “coelhadas”.

Quem faltará à festa será o “pai” da Mônica: Maurício de Sousa não estará presente na inauguração, apesar de este ano ter passado pelo festival de BD da Amadora e pelo local da construção. Porém, o autor e os Estúdios Maurício de Sousa estiveram, sublinha a autarquia, associados a todo o processo.

O parque representa um investimento de cerca de 670 mil euros, suportados pela Valorsul (empresa responsável pelo tratamento dos resíduos urbanos em municípios da Grande Lisboa e Oeste) e a obra foi responsabilidade da Vedap, especializada em espaços verdes.

O projecto passou também por fazer deste um parque ecológico. Entre outros exemplos, recorreu-se para construções a vários materiais reciclados, alguns deles provenientes de estruturas que estavam no local. No total, foram reutilizados na obra 100m³ de material orgânico, 1000 m³ de resíduos de demolição e construção retirados das edificações que se encontravam erigidas no local e 14 m³ de borracha reciclada.

A câmara informa ainda que foram instalados 21 bancos de jardim totalmente reciclados. E que, “durante a manutenção do parque, o corte da relva, que ronda os 2 m³ em cada operação de corte é entregue no Ecocentro e, posteriormente, reencaminhada para a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica.” Graças ao projecto de reciclagem e reutilizações, o parque foi submetido pela Valorsul a uma candidatura no âmbito da Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos”, que se realiza de 16 a 24 de Novembro.»

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário