quarta-feira, 13 de Novembro de 2013

J. Rentes de Carvalho vence Grande Prémio da Crónica


«O livro Mazagran, de J. Rentes de Carvalho, foi distinguido com o Grande Prémio da Crónica, da Associação Portuguesa de Escritores (APE), no valor de cinco mil euros, foi esta terça-feira divulgado por aquela entidade.

O prémio é integralmente patrocinado pela Câmara Municipal de Sintra e a concurso apresentaram-se 34 obras publicadas em 2011 e 2012.

O Grande Prémio foi atribuído por unanimidade pelo júri constituído pelo jornalista e escritor Francisco Duarte Mangas, pelo investigador e colaborador da revista Colóquio/Letras Manuel Frias Martins e pela catedrática de Literatura Serafina Martins. Segundo comunicado da editora da obra, a Quetzal, o livro reúne “crónicas publicadas nos jornais neerlandeses NRC-Handelsblad e Volkskrant”.

No Ípsilon, a crítica literária Isabel Lucas descreveu o livro assim: “Entre a piada e a nostalgia, o escritor fala de refúgios de políticos e da curiosidade que despertam em portugueses e holandeses, de como prefere a contenção dos chineses no aplauso ao exteriorizar de emoções dos latinos, do acordar em Trás-os-Montes sem vidros duplos, da sua ignorância acerca dos belgas, da aversão à beira-mar, de como nunca acreditou que Portugal fosse um país próspero, ou de como chegou à Holanda na década de cinquenta pensando que seria apenas por duas semanas. Foram mais de cinco décadas. E são mais de cem as crónicas. […] estão lá os condimentos que fizeram de Rentes de Carvalho uma das mais estimulantes descobertas literárias dos últimos anos em Portugal.”

“O Prémio será entregue, em sessão pública a realizar oportunamente”, afirma em comunicado a APE. Anteriormente, com este galardão, foram distinguidos, entre outros, os escritores Maria Judite de Carvalho, Ilse Losa, Manuel Poppe, Álvaro Guerra, Mário Cláudio, Baptista-Bastos, João Barrento, José Cutileiro e Ricardo Araújo Pereira.»

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário